Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa de eficientização garante sistema em led na iluminação pública
Início do conteúdo da página

Programa de eficientização garante sistema em led na iluminação pública

Publicado: Quarta, 04 Agosto 2021 09:34 | Última Atualização: Quarta, 04 Agosto 2021 09:34
imagem sem descrição.

Equipe a serviço da empresa RGE, concessionária na distribuição de energia elétrica, realiza com apoio da Prefeitura de São Borja, projeto de eficientização energética na cidade, com a ativação de luminárias em led no sistema de iluminação pública. No total, estão sendo instaladas 1.051 luminárias nos principais corredores de circulação urbana, além do Cais do Porto. Nesse serviço a Administração Municipal não precisa fazer nenhuma contrapartida e o descarte do material retirado também é feito pela concessionária de energia.

O prefeito Eduardo Bonotto comemora o incremento: “pois significa, na prática, melhor iluminação e por menor custo. Mais que isso – sem desembolsos ao Poder Público Municipal, num investimento de pelo menos R$ 1,5 milhão”.

Todos esses ganhos são possíveis após a aprovação de projeto de São Borja na  Chamada Pública de Eficiência Energética da CPFL 2020, grupo empresarial do qual faz parte a RGE. O projeto foi elaborado pelo engenheiro eletricista Henrique Stein, servidor municipal efetivo. Com a classificação do projeto está sendo assegurado todo o investimento sem custos para a Prefeitura.

A implantação do novo serviço de iluminação pública começou pela Rua Venâncio Aires, seguindo pela Almirante Tamandaré até atingir o Cais do Porto. Agora o trabalho segue pelas ruas Francisco Miranda e Júlio Tróis, atingindo ainda a General Marques, na região centro-sul da cidade. Em sequência, operação semelhante será realizada nas ruas Eurico Batista da Silva e Cândido Falcão. Outras vias consideradas estratégicas, como Engenheiro Manoel Luiz Fagundes e Borges do Canto também receberão luminárias em led.

As lâmpadas em led garantem até 80% mais eficiência que as lâmpadas antigas e têm vida útil cerca de três vezes maior. O projeto elaborado por Stein estima que o município tenha uma economia de R$ 820 mil por ano com a utilização do novo sistema. Além disso, a qualidade da iluminação também será muito melhor, o que significa mais segurança e comodidade à população.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página