São Borja vai instituir Plano de Desenvolvimento Rural
Com o apoio técnico da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) e da Emater/RS, cada um dos 497 municípios gaúchos passa a ter a chance de instituir o seu Plano de Desenvolvimento Rural. A iniciativa visa capacitar e acompanhar os serviços municipais ligados ao setor, no sentido de aplicar da melhor forma possível os recursos públicos repassados em apoio às diversas demandas rurais. São Borja, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) já confirmou adesão à iniciativa em parceria com a Emater.
No mês de agosto, a Famurs – instituição agora presidida pelo prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto –, já vai oferecer a capacitação. O titular da SMAMA, Eugênio Dutra, informa que haverá participação de representantes da secretaria e da unidade local da Emater, dirigida por Odacir Decol. Serão orientações em três módulos, dois online e, ao final, com 12 horas presenciais em Porto Alegre, na sede da Famurs.
O secretário destaca que, através do Plano de Desenvolvimento, as comunidades, das diversas localidades do interior do município, debaterão com apoio da Prefeitura e da Emater sobre as forma mais adequada de usar especialmente recursos federais e estaduais. “Isso vale para serviços de saúde, de assistência técnica ou investimento em uma patrulha agrícola, uma estrada ou um sistema de abastecimento de água ou luz”, exemplifica Eugênio Dutra. A intenção, com a iniciativa, é evitar que recursos sejam utilizados de forma inadequada.
Redes Sociais