Prefeitura cede etilômetro à Brigada Militar
Na quarta-feira (04/08), na sede do 2° Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira da Brigada Militar, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito realizou a cedência de um etilômetro à Brigada Militar de São Borja. O equipamento será utilizado em operações de controle e fiscalização de trânsito, não só no serviço rotineiro mas também nas operações Balada segura.
O comandante da BM, major Hélio Júnior, destacou a importância da realização de ações conjuntas entre a Brigada e a Prefeitura. Ele disse ainda que o etilômetro reforça a diminuição do alcoolismo no trânsito, proporcionando maior segurança à população.
O secretário de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Moacir Tiecher, agradeceu a Brigada Militar pela parceria e se colocou à disposição para o planejamento de ações conjuntas.
O diretor de Trânsito da Prefeitura, Airton Rocha Alves, explicou que o equipamento já havia sido cedido em outras ocasiões à BM, mas que por exigência técnica precisa passar por um processo de aferição anualmente, o que atrasa um pouco o trabalho de realização de operações de combate a embriaguez no volante. Ele esclareceu ainda que o etilômetro não é de propriedade do Município, mas sim um comodato que existe entre a Prefeitura e o Detran desde 2018.
“Pudemos verificar nos últimos finais de semana que existem aglomerações em alguns locais da cidade, onde principalmente o público jovem costuma se reunir para ingerir bebidas alcoólicas. É possível verificar também que a grande maioria desse público dirige após beber, o que coloca em risco a vida de muitas pessoas. Embora São Borja tenha um baixo índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais, precisamos sempre estar atentos aos perigos e realizar ações de prevenção e fiscalização, por isso a utilização desse equipamento é tão importante”, disse ele.
A pessoa flagrada dirigindo sobre influencia de álcool ou que se recusa a fazer o teste do etilômetro, recebe uma autuação e o valor da multa é de R$ 2.934,70 além de abrir processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses, podendo ainda ocorrer em crime de trânsito. Todas as ações realizadas pela Brigada Militar e o Departamento de Trânsito da Prefeitura visam principalmente conscientizar os condutores.
No ato de entrega do etilômetro, os agentes de trânsito do município explicaram brevemente aos representantes do efetivo da BM sobre o funcionamento do aparelho. Após a realização da última aferição, o etilômetro está apto para utilização até fevereiro de 2022.
Redes Sociais