Equipe da SMEd recebe capacitação da Escola de Gestão da Famurs
Na última semana, entre quarta e sexta-feira, a Escola de Gestão da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul) ofereceu curso de capacitação na área de Educação. Representantes de vários municípios gaúchos marcaram participação. De São Borja, pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd) receberam orientações a diretora do Departamento Pedagógico, Lourdes Balbueno, o coordenador do Departamento de Projetos Especiais e de Captação de Recursos, Leandro Almeida Frison, e o técnico administrativo Lisandro Hardt. As palestras e oficinas na capacitação foram ministradas por Diego Lutz.
O prefeito de São Borja e presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, ressalta que a federação tem uma Escola de Gestão bastante qualificada e que está à disposição de todas as prefeituras. “A Escola de Gestores da Famurs reforça seu compromisso com a Gestão da Educação nos municípios gaúchos através da realização de diversas capacitações”, afirma.
“Foi uma experiência enriquecedora e que nos garantiu maior clareza para as nossas ações na secretaria”, avalia Lourdes Balbueno.
No mesmo sentido, Leandro Frison observa que, “para nós que lidamos com captação de verbas e projetos especiais, as diretrizes repassadas abrem novos horizontes e nos oferecem bem mais segurança”.
No primeiro dia da capacitação o tema central foi o financiamento da educação. O técnico mostrou que, além das fontes de recursos mais conhecidos, existem várias outras alternativas à disposição, tanto no plano federal como estadual. A recomendação principal é no sentido de que sejam produzidos bons projetos – viáveis e convincentes-, com o cuidado de que a sua implementação seja acompanhada de uma boa gestão.
No segundo dia da formação oferecida pela Escola de Gestão da Famurs o tema central foi em torno de Planos e Metas na Educação. As secretarias municipais foram orientadas a melhorarem seu desempenho, na coordenação e nas escolas, de modo que os Planos Educacionais do Ministério de Educação alcancem as metas de desempenho traçadas. No mesmo sentido, Diego Lutz, ressaltou que é fundamental acessar todos os canais e programas financiadores ligados ao Governo Federal.
O terceiro dia do encontro foi para detalhar o novo Fundeb – o fundo que é utilizado para a manutenção da Educação Básica. No seu novo formato, em vigor a partir deste ano, o fundo passa a ter caráter permanente e, gradativamente vai ampliar os repasses federais nos próximos anos. Das verbas oriundas do Fundeb, 70% têm de ser usadas para pagar professores – 10% a mais que na versão anterior.
Outro eixo central nas orientações foi em torno da elaboração do Plano de Ações Compartilhadas (PAR) pelas secretarias municipais de Educação. Tem de ser apresentado ao Fundos Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o elenco de demandas para o período 2021-2024. Esse planejamento inclui todos os investimentos – desde formações continuadas de professores e servidores até execução de obras, aquisição de veículos de transporte escolar e móveis e equipamentos para as escolas por exemplo.
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