Febre amarela coloca em alerta equipes da Saúde
Em meio às preocupações e campanhas de vacinação contra a Covid-19 e a gripe, também a febre amarela volta a colocar em alerta as autoridades da área de Saúde no Rio Grande do Sul. No Estado, pelo menos um caso da doença já foi confirmado na região de Porto Alegre, além de algumas situações suspeitas. Em São Borja, a Vigilância em Saúde também está atenta a essa situação, já que o município tem grande população de bugios, que são considerados sentinelas da doença.
A veterinária Janaína Leivas explica que um dos trabalhos da Vigilância em Saúde é fazer esse monitoramento constante e por isso, sempre que é comunicada às autoridades sanitárias a morte de um bugio, em até oito horas, os profissionais recolhem as vísceras do animal e encaminham para análise em laboratório.
Outra recomendação é no sentido de que a população não se descuide em relação à vacina de proteção. Em crianças, devem ser aplicadas duas doses de prevenção à febre - aos nove meses e aos quatro anos. Em relação aos adultos e mesmo crianças a partir dos cinco anos, podem se vacinar em qualquer idade, caso não tiverem carteira de controle.
A dose de imunização é aplicada na Central de Vacinas, no antigo hospital São Francisco e em todos os ESFs. A Central de vacinas funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h. Já os ESFs atendem de segunda a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Redes Sociais