Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SAE realiza capacitação sobre Hanseníase
Início do conteúdo da página

SAE realiza capacitação sobre Hanseníase

Publicado: Sexta, 13 Agosto 2021 12:36 | Última Atualização: Sexta, 13 Agosto 2021 12:36
imagem sem descrição.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou na quinta-feira (12/08), uma capacitação com a equipe de profissionais do ESF 7, no Bairro Paraboi, para tratar sobre Hanseníase. A capacitação aconteceu no salão da Comunidade Católica São Pedro e foi desenvolvida pelo enfermeiro coordenador do SAE Glauber Marques e pela farmacêutica Aline Segatto.

"O principal objetivo da ação é capacitar a equipe para que os profissionais saibam identificar as queixas, sinais e sintomas da patologia", explica a secretária municipal da Saúde, Sabrina Loureiro.

Segundo informações do SAE, houve um aumento de casos, em mais de 5 vezes, em relação ao ano passado. Esse aumento do número de casos em 2021 se dá pela intensificação do trabalho de busca ativa dos contatos de pacientes diagnosticados, além dos treinamentos que vem sendo oferecidos pelo SAE para os profissionais da Atenção Básica de Saúde.

“Atuamos para que seja possível ofertar o tratamento de forma mais precoce, evitando assim incapacidades nos pacientes. Quanto mais cedo for o diagnóstico da hanseníase melhor, porque o tratamento cura a doença, interrompe a transmissão e previne as sequelas. É muito importante procurar um serviço de saúde quando há sintomas e espalhar essas informações para que todos saibam se cuidar ”, destaca o coordenador do SAE.

A hanseníase é uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa. O diagnóstico é clínico por isso o paciente precisa passar por avaliação do serviço de saúde. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

"É importante que os nossos profissionais da Saúde estejam cada vez mais preparados para atender a população. Além disso, é preciso destacar que o tratamento é gratuito", ressalta o prefeito Eduardo Bonotto.

Os sintomas da doença são o aparecimento de manchas na pele com alteração de sensibilidade e diminuição de pelos no local. Além da diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página