Laboratório de Fronteira realizará contagem de linfócitos T CD4+ rápido
Através de comodato do Ministério da Saúde em contrato com a empresa Abbott, o Laboratório de Fronteira de São Borja (LAFRON) foi contemplado com o equipamento Pima Analyser, que permite a realização do serviço de contagem de linfócitos TCD4+ rápido, com a liberação de cada resultado em um curto período de tempo, sem a necessidade de encaminhar estas análises para outro local. Com isso, o trabalho será feito com mais rapidez, economicidade e facilitará, especialmente ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), fazer diagnóstico e acompanhamento das condições clínicas dos pacientes que necessitam destas análises.
A equipe do LAFRON já recebeu capacitação técnica para execução do novo serviço. As orientações foram repassadas pela assessora científica da Abbott, Lais Bridi, na quinta-feira (12/08).
A secretária municipal da Saúde, Sabrina Loureiro, explica que os testes para a contagem de linfócitos T CD4+ visam ao monitoramento da evolução clínica de indivíduos infectados pelo HIV, quando da introdução da terapia com antirretrovirais para novos pacientes. Esse monitoramento possibilita a adoção de terapias preventivas às infecções oportunistas e busca a efetividade do tratamento.
Segundo dados do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Rede Nacional de Laboratórios para Contagem de Linfócitos T é formada por pouco mais de 50 laboratórios que realizam o exame de contagem de linfócitos T CD4+ rápido.
“Ou seja, São Borja foi contemplada com um serviço extremamente relevante e que poucas cidades possuem. Por isso, comemoramos a implantação desse serviço no laboratório do município. Além disso, agradeço o trabalho de todos os profissionais envolvidos nesta implementação e parabenizo por toda a dedicação dessa equipe competente!”, afirmou o prefeito Eduardo Bonotto.
Redes Sociais