Vice-prefeito visita plantação de oliveiras em São Borja
No sábado (14/08), o vice-prefeito Roque Feltrin, o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Eugênio Dutra, e o diretor de Projetos e Agricultura Familiar Frederico Machado, estiveram conhecendo a plantação de oliveiras do empresário Gustavo Stock, no interior do município. São 7 hectares plantados, em torno de 3 mil pés de oliveiras, representando um investimento inicial de cerca de 25 mil reaisa hectare.
Feltrin destaca que o custo de implantação de um olival é relativamente baixo e que a plantação é muito rentável a longo prazo. O vice-prefeito lembra também que o mercado é promissor e que o alto consumo nacional de azeite é estimulante para novos empreendedores do campo.
“É sabido que o mercado ainda precisa crescer muito para suprir a demanda doméstica do produto que, atualmente, recorre à importação devido à oferta interna insuficiente. Por isso, o Brasil está nas primeiras posições de maior comprador de azeite no planeta. Assim, parabenizamos essa nova iniciativa e esperamos que outros produtores da cidade se interessem por essa cultura, que trará incrementos para a economia de São Borja”, afirma o vice-prefeito.
O secretário Eugênio Dutra ressalta que a árvore da oliveira tem grande potencial de cultivo em São Borja por ser rústica e não exigir tantos cuidados, preferindo solos poucos férteis e em leve declive, dificultando o acúmulo de água. “Oliveiras gostam de bastante exposição ao sol. Também apresentam bom florescimento em invernos amenos e chuvosos, além de verões quentes e secos, como acontece em São Borja”, explica.
Redes Sociais