Secretaria Municipal de Desenvolvimento mantém ações de assistência social
Como normalmente ocorre, face à elevação nas temperaturas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) cessa, a partir de setembro, seus serviços do programa Ronda Social. Entretanto, a secretaria ressalta que mantém à disposição várias outras formas de atendimento à população necessitada. Junto à SMDS, na Presidente Vargas, em frente ao hospital Ivan Goulart, também funcionam o Restaurante Popular (com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 12h30min), a unidade de gestão do Bolsa Família e a Casa de Acolhida.
A Ronda Social é suspensa nos próximos meses, mas o Albergue Municipal segue funcionando normalmente. Está em novo local, no antigo Centro Social Urbano, no bairro Itacherê. Montado em instalações mais amplas, o albergue abriga, temporariamente, pessoas que não tenham onde ficar, oferecendo, além de banho e pernoite, também janta e café da manhã. Se necessário, toda uma família pode ser abrigada. A exigência é, antes, fazer teste negativo para a Covid.
Em anexo ao Albergue Municipal, funciona o Centro Dia do Idoso. O espaço foi todo reformado e reaberto há algumas semanas, depois de superada a fase crítica da pandemia. Com todos os cuidados sanitários, idosos a partir dos 60 anos são levados ao Centro Dia pela Prefeitura, por enquanto com atendimentos das 8 às 13h, recebendo café da manhã, almoço e lanche, além de atividades de integração.
Também mantém assistência normal o CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). O serviço funciona na SMDS. A sua equipe oferece, gratuitamente, orientações e atendimentos de psicólogas e assistentes sociais.
Devido à pandemia, como medida de precaução, os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) têm expediente, por enquanto, somente pela manhã. São cinco as unidades de serviço na cidade – Centro, Paraboi, Passo, Leonel Brizola e Arneldo Matter. Os grupos de convivência – de crianças, adolescentes, adultos e idosos – ainda não voltaram a funcionar, como prevenção à Covid.
Em todos os CRAS são servidas várias refeições por semana, agora através do programa Prato Solidário. As refeições servem, por exemplo, risoto e macarrão às famílias em situação mais vulnerável. A SMDS faz campanha de arrecadação de alimentos em parceria com a Secretaria de Saúde, mas também recebe doações da comunidade de gêneros não perecíveis.
Redes Sociais