Operações têm flagrado uma série de infrações no trânsito
O Departamento Municipal de Segurança e Trânsito, ligado à Secretaria de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito tem realizado frequentes operações de fiscalização na cidade, visando coibir infrações. A partir disso, constatação é de que têm sido muitas e diversificadas as transgressões que são flagradas, praticadas por condutores.
A exemplo da Operação Balada Segura, com a Brigada Militar, coibindo condutores alcoolizados ao volante, a fiscalização do Departamento de Trânsito é normalmente realizada em horários alternados, especialmente aos finais de semana.
O prefeito ressalta que “todas as operações são fundamentais, pois além de coibir condutores dirigindo sob a influência de álcool, ainda evitam acidentes e dão maior segurança à população”.
O secretário municipal da área, Moacir Tiecher, observa que o retorno gradual à rotina na circulação urbana leva a adotar atenção redobrada em relação ao trânsito.
Já o diretor municipal de Trânsito, Airton Rocha Alves, relata que, entre as infrações mais frequentes estão as que envolvem condutores sem habilitação e habilitações vencidas. Também têm sido flagrado o transporte de crianças sem os equipamentos de contenção e ainda a condução de veículos não licenciados ou sem registrado. O diretor salienta que as operações vão seguir, com o objetivo de reduzir os riscos de acidentes e ampliar a segurança no trânsito.
Alves observa que, embora o condutor não seja obrigado a fazer o teste do etilômetro (o bafômetro), a negativa, ao se recusar, consiste em uma infração de trânsito com a mesma penalidade de dirigir embriagado, sendo aplicada multa de R$ 2.934,70. Além disso, ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Redes Sociais