Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de Redução de Danos intensifica as ações de prevenção no município
Início do conteúdo da página

Equipe de Redução de Danos intensifica as ações de prevenção no município

Publicado: Sexta, 03 Setembro 2021 08:43 | Última Atualização: Sexta, 03 Setembro 2021 08:43
imagem sem descrição.

A Equipe de Redução de Danos, e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está realizando uma série de ações de prevenção na área da saúde com o objetivo de oportunizar o acesso a informações, a recursos materiais e a instituições e serviços que trabalham com diferentes patologias como por exemplo Doenças Sexualmente Transmissíveis e usuários de álcool e outras drogas.


Nesse sentido, umas das ações desenvolvidas é a colocação de Dispensers com preservativos, cartazes educativos e informativos em locais com grande circulação de pessoas. Foram distribuídos esses materiais em quiosques e bares do Cais do Porto, bares do Centro da cidade, pub’s e restaurantes, além de salões de beleza e barbearias que já são parceiros dessa iniciativa há algum tempo.


A equipe da Redução de Danos monitora o abastecimento dos dispensers. Estabelecimentos que tiverem interesse em ter um dispenser podem entrar em contato com o SAE pelo telefone 3430-3748 ou no endereço Presidente Vargas, 2389, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h15min às 12h e das 13h15min às 16h.

Outra atividade do setor de Redução de Danos é o trabalho de informação e conscientização com estudantes. Por isso, com o retorno das aulas presencias, o trabalho de educação em saúde está sendo retomado através do PSE (Programa de Saúde na Escola). Com o PSE diversas faixas etárias serão atendidas através da discussão em rodas de conversas sobre temas importantes como DSTs, ISTs, gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas.

 

O coordenador do SAE, enfermeiro Glauber Marques, ressalta que a abordagem de Redução de Danos hoje atua na perspectiva transdisciplinar de saúde, cultura, educação e assistência social, visando a garantia do cuidado e dos direitos dos cidadãos.

 

“A Redução de Danos pode possibilitar o primeiro acesso das pessoas a Atenção Básica em Saúde, com articulações feitas com as Unidades de Saúde através de busca ativa com visita domiciliar para pacientes, inclusive daquelas que necessitam de um cuidado e um apoio voltado ao uso ou abuso de álcool e outras drogas, com a possibilidade de encaminhamento para o CAPS AD de acordo com a vontade do paciente” explica.

 

Com relação a problemática da dependência química, o coordenador informa que a equipe atua com a população usuária de substâncias psicoativas, inclusive com pessoas que não podem ou não querem parar de usar drogas. “As intervenções de redução de danos para drogas são baseadas num forte compromisso com a saúde pública e os direitos humanos”, afirma o enfermeiro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página