Escola de Timbaúva desenvolve projetos para a produção de frutas e de hortaliças
A Escola Estadual de Ensino Médio Timbaúva está desenvolvendo dois projetos no âmbito da unidade escolar, envolvendo todos os segmentos, ambos voltados a sustentabilidade. Um deles é o ‘Projeto Pomar’, que visa ao plantio de mudas frutíferas na chamada área verde da escola. O outro denomina-se ‘Projeto Horta Escolar’, que visa à implantação de uma horta no educandário.
Além dos alunos e professores se mobilizarem na técnica de plantio e manejo do pomar, a meta, futuramente, é que as frutas produzidas possam ser usadas na alimentação escolar. A ideia é que as frutas, resultantes de manejo ecológico, possam melhorar a alimentação dos próprios alunos. Os estudantes vão aprender e praticar técnicas adequadas desde o preparo do solo, passando pelo plantio e finalmente a colheita.
Já a produção de hortaliças é pensada no sentido de melhor integrar os aprendizados na prática. A intenção é de garantir alimentos saudáveis para o próprio consumo no âmbito da comunidade escolar. Os dois projetos já estão em desenvolvimento.
Participam da parceria, além dos estudantes, professores e agentes educacionais, também pais e a diretoria da escola.
Está assegurado o apoio técnico de dois biólogos e de um técnico agrícola. Eles orientam desde o preparo do solo até a colheita da produção. O Projeto Pomar e o Projeto da Horta Escolar ainda trabalham educação ambiental, na perspectiva de uma escola sustentável. Em última análise, o objetivo é mostrar a importância da alimentação saudável e livre de agrotóxicos.
Redes Sociais