População é mobilizada para mais uma Consulta Popular
Depois de recente assembleia geral, em Santana do Livramento, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Coerde-FO), agora as lideranças nos municípios estão mobilizando a população em torno da Consulta Popular/2021, que indicará demandas prioritárias a serem implementadas em 2022. Como o próximo ano será de eleições, os encaminhamentos terão que ser antecipados, segundo define a legislação. Da assembleia em Livramento, participaram, de São Borja, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, e o vice-presidente do Coerde, Hugo Ximenes.
O governo do Estado confirma que estará colocando à disposição, para demandas de iniciativa popular, R$ 30 milhões – R$ 1,2 milhão para a Fronteira Oeste. O governo gaúcho fez mudanças em relação a anos anteriores, e a indicação de setores ou projetos considerados prioritários será inicialmente feita por meio de um aplicativo. O app – denominado colab – tem de ser baixado na loja virtual no celular. Até 12 de outubro os eleitores indicarão as suas prioridades, em caráter inicial, entre 11 alternativas à disposição.
Depois disso, acontecerão quatro assembleias microrregionais entre os municípios da Fronteira Oeste. A microrregião de São Borja inclui, ainda, os municípios de Maçambará, Itaqui e Itacurubi. O passo seguinte será uma nova assembleia geral de toda a região, ajustando o processo de votação da Consulta Popular.
Considerando a pandemia, a previsão é que a votação dos ranking final de demandas ocorra através da internet, como já aconteceu no ano passado. Devido ao ano eleitoral e as restrições da legislação no período, já a partir do mês de dezembro os municípios começarão a ser acionados em torno da elaboração de projetos. Através desses projetos é que o Estado libera os recursos financeiros para que sejam executados.
Nos últimos anos, setores como a agroindústria familiar e o turismo figuram entre aqueles com mais indicação de demandas. O vice-presidente do Corede informa que algumas das indicações aprovadas ainda aguardam liberação de verba e execução. Na Prefeitura, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comud) intensifica, a partir de agora a mobilização da população para participar do processo.
Redes Sociais