Prefeitura conta com doações da comunidade para manter o projeto Prato Solidário
Sob a coordenação do Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), segue na cidade o projeto ‘Prato Solidário’, que serve refeições às famílias em situação mais vulnerável. Duas vezes por semana, as refeições são distribuídas através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). A secretaria usa dos seus recursos para a compras de insumos, mas também conta com a solidariedade da comunidade para manter a iniciativa.
O pedido de ajuda é principalmente de arroz, macarrão, óleo de cozinha e sal. Esses são os principais ingredientes utilizados, segundo destaca a nutricionista Bianca Andrade. As doações podem ser levadas diretamente na secretária (em frente ao hospital Ivan Goulart) ou então anunciadas pelo telefone 3431-9993.
Nos CRAS Arneldo Matter e Paraboi, porções de risoto e macarrão são servidas nas terças e quintas-feiras. Já nos CRAS Leonel Brizola e Passo o repasse é nas quartas e sextas-feiras. O trabalho é desenvolvido sempre a partir das 11 horas.
Um dos critérios para a distribuição das refeições é o nível de necessidade das famílias, de acordo com levantamento dos CRAS. As famílias desempregadas ou que não possuem nenhuma forma de auxílio estão entre as beneficiárias da iniciativa.
Restaurante Popular
Outra ação visando acesso facilitado à alimentação é através do Restaurante Popular, reaberto depois de superada a fase crítica da pandemia. O restaurante funciona junto à SMDS de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 12h30min. Levantamento socioeconômico feito por assistentes sociais indica as pessoas que podem usufruir dos serviços oferecidos.
O valor de uma refeição é de R$ 5 ou R$ 10, de acordo com o nível socioeconômico. As pessoas sem condições de pagar valores almoçam gratuitamente. Atualmente, 50 refeições são oferecidas diariamente.
Redes Sociais