Conselho Municipal de Saúde realiza reunião mensal e apresenta resultados de consulta popular
Aconteceu nesta manhã (30/09), a reunião com os representantes do Conselho Municipal de Saúde, na sala do servidor, na Prefeitura Municipal de São Borja.
No encontro, foram debatidas as pautas de cada representação, além da apresentação por parte dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, do Plano Municipal de Saúde e da pesquisa realizada para fins da Consulta Popular, em relação aos serviços e atendimentos da pasta.
Durante a apresentação de ambos os projetos, a Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, destacou a importância das atividades realizadas. Celebrando, que conforme opinião dos participantes, a pasta atingiu aprovação e reconhecimento positivo dos atendimentos e serviços. Além disso, reafirmou que a pesquisa foi importante para se ter conhecimento sobre as demandas prioritárias pelo olhar da comunidade. Os resultados finais servirão para planejamentos e mudanças futuras, além de serem incluídos no Plano Municipal de Saúde.
Entre as questões elencadas na pesquisa, foram abordados os serviços e atendimentos prestados pela secretaria de Saúde, como resultado final, entre os principais tópicos foi possível observar que boa parte da população se vê favorável para a implantação de estratégias de saúde nos bairros Maria do Carmo, Leonel Brizola, Pirahy e para atendimento no interior do município. Já entre os serviços avaliados, estiveram o atendimento na Central de Vacinas, nas ESFs, Cemae, CER, NASF, Farmácias Básicas e SAE os quais se destacaram pelo melhor desempenho positivo.
Com a pesquisa percebeu-se também, o desejo de 90,1% dos participantes pelo retorno das atividades coletivas, como grupos de atividades físicas, antitabagismo, terapia e rodas de conversas
Nas sugestões de especialidades as mais citadas como prioritárias para o credenciamento junto ao SUS, estão: Neuropediatria, Urologia, Pneumologia e Infectologia
No quesito telemedicina, 84% dos participantes se mostraram favoráveis a implantação, um projeto já visado pela administração pública e que irá proporcionar ampliação das especialidades atendidas, além de maior integração médica.
Também foram avaliados alguns dos serviços e programadas da Secretaria Municipal de Saúde, como o CER (avaliado positivamente por 93%), o Melhor em Casa (atingindo a média de quase 80% em avaliação positiva)
De maneira geral, os serviços e atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde foram avaliados positivamente, atingindo em média 92% de aprovação por parte dos participantes.
Redes Sociais