Está em andamento a campanha nacional de multivacinação
Teve início em 1º de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibiliza, em 45 mil postos em todo o país, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes até os 15 anos. A finalidade é atualizar doses em atraso, já que nos últimos anos vem caindo a cobertura vacinal e doenças tidas como erradicadas estão voltando. Em São Borja, as vacinas podem ser procuradas na Central de Vacinas e nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). A coordenação local das ações é da Secretaria Municipal de Saúde.
A campanha lançada pelo Ministério da Saúde vai até o dia 29 de outubro, mas conforme o nível de procura, pode haver prorrogação. O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.
Entre as vacinas que estão disponíveis na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetra Viral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
O pedido é que seja levada a Carteira de Vacinação da criança ou adolescente para atualização dos registros. Outra solicitação é que haja o uso de máscaras, principalmente por adolescentes e adultos, e sejam evitadas aglomerações. A Central de Vacinas funciona das 7 às 12h e das 13 às 16h. Já as ESFs atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
Redes Sociais