Atividades coletivas são gradualmente retomadas nas áreas da Saúde e do Desenvolvimento Social
A partir do início de outubro, depois de um ano e meio de suspensão devido à pandemia, as atividades coletivas são retomadas de maneira gradativa nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Seguindo os protocolos de segurança sanitária e evitando aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizou a retomada de atividades físicas. Também a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) recomeça algumas ações aos poucos, enquanto espera novos protocolos.
Sob a orientação técnica de uma orientadora física, as ESFs retomam, um dia por semana, a prática de exercícios físicos. Devem ser atividades ao livre, como caminhadas ou a utilização da academia de ginástica. Em todos os casos, porém, não pode haver agrupamentos de pessoas, para evitar riscos de contágios pela Covid.
Por enquanto, contudo, a recomendação é para que sejam retomadas de forma lenta as rotinas dos grupos de ações coletivas, formados por mulheres, idosos e outros segmentos do público atendido. A orientação é no sentido de aguardar novas diretrizes de retorno geral, de parte do governo estadual e com abrangência para todos os municípios do Rio Grande do Sul.
No âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, nos CRAS, por enquanto, só atendimentos sem aglomerações, um deles a distribuição de refeições através do projeto Prato Solidário. Os Centros de Referência também seguem ministrando cursos, dirigidos principalmente às mulheres, sobre práticas culinárias e o adequado aproveitamento dos alimentos. A finalidade é melhorar a alimentação familiar e, ainda, criar alternativa de renda.
Há algumas semanas, voltou a funcionar o Centro Dia do Idoso, no antigo Centro Social Urbano, bairro Itacherê. A retomada, que se deu das 8 às 13h, alternando os idosos assistidos em dois grupos, agora amplia atendimentos para o dia inteiro e reunindo todo o grupo do Centro. O local foi totalmente reformado antes da retomada.
Também o Restaurante Popular, que funciona em anexo à SMDS, voltou a atender normalmente, de segunda à sexta-feira. Serve 50 refeições, diariamente, funcionando das 11h30min às 12h30min. Os valores por refeição são simbólicos: R$ 5 ou R$ 10, dependendo do nível de renda. Os usuários sem condições de pagar têm a refeição gratuitamente.
Redes Sociais