São Borja vai elaborar Plano de Desenvolvimento Rural
São Borja vai elaborar o seu Plano de Desenvolvimento Rural. A iniciativa visa identificar as principais demandas e potencialidades a serem trabalhadas em cada localidade no interior do município. Para implementar a ação, o secretário titular da pasta, Eugênio Dutra, participou de um curso de capacitação e orientações oferecido pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).
O secretário explica que o diagnóstico é de iniciativa da SMAMA, mas todo o trabalho será realizado em parceria com a Emater, o Sindicato de Trabalhadores Rurais, o Sindicato Rural e as associações de produtores e moradores nas localidades. “A intenção é que, uma vez identificadas as demandas, depois a Administração Municipal possa encaminhar as soluções, tanto no plano local, no estadual e ainda federal”, diz Eugênio Dutra. Ele observa ainda que determinadas comunidades precisam de água, outras de serviço de saúde e outras, ainda, de reforço de segurança ou de recuperação de estradas, por exemplo, sendo importante saber disso para depois agir em busca dos melhores resultados.
Outra meta é avaliar as reais potencialidades e vocações em cada localidade, para que os investimentos apresentem melhores desempenhos. A expectativa é que até o primeiro semestre de 2022 o levantamento esteja concluído. Depois disso, será elaborado relatório e entregue ao prefeito Eduardo Bonotto e ao vice Roque Feltrin, para que deem os encaminhamentos necessários, em especial no Estado e na União.
Redes Sociais