Agentes comunitários de saúde e enfermeiras participam de capacitação sobre lançamento de dados no e-SUS
De 13 a 15 de outubro as agentes comunitárias de saúde e as enfermeiras que trabalham nas Estratégias de Saúde da Família de São Borja (ESFs), participaram de capacitação oferecida pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
A coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Camila Mingotti, a coordenadora das Doenças Crônicas/PSE, Silvana do Nascimento, e a coordenadora de Tuberculose/Hanseníase, Lisete dos Anjos, todas da 12ª CRS, explicaram detalhes com relação aos indicadores de produção na área da Saúde Municipal e os dados que devem ser lançados diariamente no aplicativo e-SUS.
As coordenadoras destacaram que em toda região da 12ª CRS os indicadores tiveram queda em função da pandemia, já que, pela Covid-19, as pessoas deixaram de procurar serviços básicos de saúde no que se refere à doenças crônicas. Por isso, a partir de agora é preciso que seja realizada uma busca ativa para trazer esses pacientes novamente às ESFs e dessa forma, aumentar os indicares de produção e fazer com que os municípios consigam bater a meta semestral estabelecida pelo Governo Federal e garantir o repasse de recursos.
A coordenadora dos ESFs, Giovana Bogo, agradece a disponibilidade das coordenadoras da 12ª CRS em estar em São Borja para a capacitação e destaca que as orientações repassadas são extremamente importantes para o desempenho adequado das equipes e para garantir importantes verbas para a área da saúde municipal.
Redes Sociais