Equipe de Redução de Danos desenvolve diversas ações
A equipe de Redução de Danos da Secretaria Municipal da Saúde, desenvolve uma série de ações integradas com a Atenção Básica em Saúde, CAPS AD e SAE (Serviço de Atendimento Especializado em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Tuberculose). O objetivo desse trabalho é reduzir danos associados ao uso de drogas psicoativas em pessoas que não conseguem ou não querem parar de usar essas substâncias.
Segundo o coordenador da equipe, Glauber Marques, todas as práticas desenvolvidas, bem como as abordagens aos usuários, possibilitam apresentar e ofertar os serviços de saúde da rede pública a essas pessoas. “Atuamos visando a prevenção aos danos, em vez de somente prevenção ao uso de drogas. Além disso, matemos a atenção às pessoas que seguem usando drogas”, explica o enfermeiro.
Já há alguns anos, a equipe que atua na Redução de Danos vem desenvolvendo um trabalho de excelência no campo da Educação em Saúde. Articulada com a rede escolar, desenvolve ciclos de palestras e rodas de conversas abordando temas como sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e prevenção do abuso de álcool e outras drogas, além de ações junto ao cronograma do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal da Saúde.
Além disso, uma estratégia implementada pela equipe para prevenção das ISTs/HIV/AIDS no município, é a distribuição de dispensers de preservativos masculinos e femininos gratuitos, dispostos em mais de 50 locais na cidade, como barbearias, bares, depósitos de bebidas, estúdios de tatuagem, etc.
Redes Sociais