SMEd vai oferece formação para professores de Educação Infantil
A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) fez adesão a um curso oferecido pelo Ministério de Educação (MEC) de formação continuada para professores de Educação Infantil. O MEC está com inscrições abertas para que os educadores participem das aulas. As orientações e apoios pedagógicos terão duração de seis módulos, num total de 100 horas-aula. As aulas serão através do site AVAMEC. São 30 escolas que podem participar.
O formato da capacitação do curso inclui apresentação, contextualização e discussão do tema proposto para cada um dos seis módulos. Também serão oferecidos materiais complementares e sugestões de atividades a serem realizadas em sala de aula com as crianças. O público alvo são professores da Educação Infantil, com o intuito de contribuir com práticas pedagógicas criativas e teoricamente embasadas.
As proposições teóricas e a apresentação de estratégias pedagógicas serão realizadas considerando as três faixas etárias da pré-escola. Ao final do curso, os participantes receberão certificado do MEC.
Os módulos
No Módulo 1 haverá estudo sobre o desenvolvimento socioemocional infantil, bem como avaliação da relação entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para leitura e escrita. Competências socioemocionais em professores e a relação com o desenvolvimento e o aprendizado em pré-escolares.
Já no Módulo 2 acontece discussão sobre os pilares da educação, dentre os quais se destaca o aprender a conviver, e, também, de duas das competências socioemocionais importantes para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis.
O Módulo 3 permitirá discussão sobre os aspectos fundamentais da linguagem e da comunicação de zero a cinco anos, do desenvolvimento moral e da tomada de decisão. Igualmente haverá reflexão sobre os medos na infância e os aspectos aplicados destes conceitos.
Enquanto isso, o Módulo 4 tratará da teoria, conceito e classificações de brinquedos, brincadeiras e jogos como instrumentos pedagógicos. Ainda o significado de atividades lúdicas. Os jogos, brinquedos e brincadeiras a serem trabalhados como elementos constitutivos da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento em pré-escolares.
Quanto ao módulo 5 possibilitará a discussão sobre o protagonismo das crianças na Educação Infantil e a importância do estabelecimento e dos vínculos com figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento. Destacam-se a família e a escola como contextos centrais para a promoção da saúde integral na Primeira Infância.
O Módulo 6, finalmente, proporcionará reflexão sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Trará o aprofundamento teórico e as opções de atividades lúdicas que permanecem importantes para o processo de crescimento e desenvolvimento de todas as crianças que vivenciam esta etapa.
Redes Sociais