Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura realiza campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”
Início do conteúdo da página

Prefeitura realiza campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”

Publicado: Quarta, 17 Novembro 2021 12:19 | Última Atualização: Quarta, 17 Novembro 2021 12:19
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), sob coordenação executiva do Departamento de Políticas para Mulheres, realizará em São Borja a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres." Trata-se de uma mobilização em âmbito mundial, que ocorre em mais de 160 países. No Brasil manifestações marcando o evento vêm desde 2003.

A coordenação é da diretora do Departamento, Luciani Fortes, e do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que tem Etiane Sauer como diretora. As ações terão como objetivo conscientizar a comunidade sobre a necessidade de erradicar a violência contra as mulheres. Com apoio de órgãos como a Brigada Militar, a Polícia Civil e ainda a ONG Girassol, a iniciativa visa divulgar e orientar sobre os instrumentos legais para denunciar e coibir todas as formas de violência de gênero contra as mulheres.

A campanha terá início em 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Já em 6 de dezembro é o Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data também conhecida como o Dia do Laço Branco, em que os homens usam laço branco demonstrando seu apoio pelo fim da violência contra as mulheres. Enquanto isso, no dia 10 de dezembro encerra-se a campanha, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Cronograma

O cronograma estabelece o dia 25 de novembro para lançamento da campanha através da internet e por emissoras de rádio.

Haverá divulgação das campanhas para pedir ajuda em caso de violência, como a do ‘X vermelho’. A mulher pode pedir socorro desenhando um X vermelho na palma da mão, mostrando para a atendente do local, de modo que possa ser atendida de forma discreta e sigilosa.

Também a mulher vítima de agressão poderá procurar uma farmácia que tenha o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, pedindo uma máscara roxa, como se tivesse a intenção de se proteger do coronavírus. O atendente, já treinado, dirá que o produto está em falta, mas pedirá quatro informações para avisar sobre a chegada do equipamento de proteção: nome, endereço e dois telefones. Também poderá fazer a denúncia anônima pelo Disk 180.

Em 29 de novembro haverá divulgação da Campanha ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres’ e ‘Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da Violência contra Mulheres’. Será na Câmara de Vereadores, com uma visita ao presidente do Legislativo, bem como aos gabinetes dos demais vereadores, para apresentação da campanha e convite a aderirem às ações propostas.

Em 30 de novembro ocorre chá da tarde no CRAS Arneldo Matter, com dinâmica sobre igualdade de gênero. A diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, Luciani Fortes, coordenará roda de conversa sobre tipos de violência contra a mulher. A psicóloga do CREAS, Laura Gattiboni também participará.

Em 1º de dezembro, 19h30min, haverá Live orientando sobre rede de apoio às mulheres vítimas de violência no município. Serão mostrados os serviços oferecidos e as formas de acesso. Serão convidadas a ONG Girassol, Patrulha Maria da Penha/BM, Sala das Margaridas/PC e CREAS/ SMDS.

Em 2 de dezembro acontece chá da tarde com roda de conversas no CRAS Passo. Haverá dinâmica sobre igualdade de gênero com a diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, Luciani Fortes. Também haverá roda de conversa sobre tipos de violência contra a mulher com a psicóloga do CREAS, Laura Gattiboni.

Em 3 de dezembro, às 15h30min, acontecerá a exibição do documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”. O público-alvo serão funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco, terá campanha de distribuição de laço branco na Câmara de Vereadores. O mesmo ocorrerá nas secretarias, para que os homens demonstrem seu apoio à causa. Serão tiradas fotos e colocadas em mural nas redes sociais, usando as hashtags da campanha, a fim de mobilizar empresas e demais segmentos na cidade.

Em 7 de dezembro ocorrerá chá da tarde com roda de conversa no CRAS Paraboi com dinâmica sobre igualdade de gênero com a diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, Luciani Fortes. Ainda haverá roda de conversa sobre tipos de violência contra a mulher com a psicóloga do CREAS Laura Gattiboni.

Em 8 de dezembro o chá da tarde com roda de conversa, dinâmica sobre igualdade de gênero e conversa sobre tipos de violência contra a mulher será no CRAS Leonel Brizola. Já no dia 9 chá da tarde acontece, no mesmo formato, no CRAS Centro.

Já em 10 de dezembro, às 9h15min será a programação do Dia D na Praça XV (em frente ao edifício do Sindicato Rural). Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão repassadas informação sobre exames, aferição de pressão arterial, testes rápidos e distribuição de preservativos. Serão ainda dadas informações jurídicas básicas às mulheres e confeccionados cartazes e ainda uma grande faixa para que, nela, as mulheres pintem as suas mãos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página