SMDS segue arrecadando alimentos para o projeto Prato Solidário
O Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) segue a distribuição na cidade de refeições a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa acontece por meio da ação ‘Prato Solidário’, já desenvolvida há alguns meses. No entanto, para que o trabalho tenha continuidade, faz-se indispensável o apoio da comunidade doando alimentos.
Duas vezes por semana, pratos de risoto ou macarrão são entregues através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). A entrega é feita a partir das 11 horas, com base em cadastro das famílias mais necessitadas. “Priorizamos atender aquelas famílias sem nenhuma fonte de renda ou auxílio”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinoto.
O pedido de ajuda em gêneros alimentícios é principalmente de arroz, macarrão, óleo de cozinha e de sal. Esses são os ingredientes mais utilizados para produzir as refeições. As doações podem ser levadas diretamente na Secretaria (na Avenida Presidente Vargas em frente ao hospital Ivan Goulart) ou então anunciadas pelo telefone 3431-9993. Caixas de coleta também estão à disposição nos CRAS e no saguão da Prefeitura. Nos locais de vacinação das unidades de saúde na cidade também há caixas de coleta de alimentos.
Nos CRAS Arneldo Matter e Paraboi porções de risoto e de macarrão são servidas nas terças e quintas-feiras. Já nos CRAS Leonel Brizola e Passo o repasse é nas quartas e sextas-feiras. Em média, considerando todas as unidades assistenciais, duas mil refeições são servidas por semana.
O prefeito Eduardo Bonotto observa que os são-borjenses têm sido sempre solidários. “E neste período de final de ano, nada mais generoso e humanizador do que possibilitar que as famílias tenham refeições mais dignas”, diz o prefeito.
Restaurante Popular
Outra ação prioritária visando acesso facilitado à alimentação básica é através do Restaurante Popular, já há quatro meses reaberto depois de superada a fase crítica da pandemia. O restaurante funciona anexo à SMDS, de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 12h30min. Levantamento socioeconômico feito por assistentes sociais indica as pessoas que podem usufruir dos serviços oferecidos.
A refeição é gratuita aos moradores de rua e custa de R$ 3,00 a R$ 10, de acordo com o nível socioeconômico das pessoas. Aquelas pessoas sem condições de pagar valores almoçam gratuitamente. Uma assistente social é responsável pelo serviço de triagem. Atualmente, 50 refeições são oferecidas diariamente.
Redes Sociais