Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Reabilitação entrega prótese a paciente amputado
Início do conteúdo da página

Centro de Reabilitação entrega prótese a paciente amputado

Publicado: Quarta, 24 Novembro 2021 11:49
imagem sem descrição.

Esta semana, a secretária municipal da Saúde, Sabrina Loureiro, acompanhou a entrega de uma prótese ao paciente J.J.A.S.O, de 55 anos, morador de Santo Antônio das Missões, que realiza tratamento em São Borja, no Centro Especializado em Reabilitação.


O paciente teve a perna amputada em 2020 devido complicações da Diabetes e, desde então, iniciou acompanhamento fisoterápico no Centro de Reabilitação Física e Auditiva de São Borja, onde recebeu meios de locomoção como andador e muletas. Após essa fase, o paciente passou por tratamento pré protetização para receber a prótese transfemural esquerda.

Atualmente, o paciente J.J.A.S.O encontra-se em fase pós protética, realizando treino de uso da prótese e ajuste de alinhamento com os técnicos da empresa V2 e com a fisioterapeuta do CER Miriam Marchezan.

A empresa V2, uma das que presta serviços para o CER, confecciona e monta as órteses e próteses e fornece materiais como andador, muletas e almofadas de ar para dispensação aos pacientes do Centro e realiza atividades em São Borja uma vez por mês através do fisioterapeuta Rafael Lorenzzon e do técnico protetista ortopédico Vander Geraldo.

O Centro de Reabilitação Aline Olea Becker, foi inaugurado na Gestão do prefeito Eduardo Bonotto, no dia 28 de setembro de 2018. O local atende demandas de sete municípios e tem se tornado referência em atendimento e reabilitação física e auditiva na região das Missões.

A secretária da Saúde, Sabrina Loureiro, explica que o CER atende pacientes com as mais diversas necessidades auditivas e motoras. Os pacientes inicialmente passam por uma triagem com enfermeiros e uma avaliação da equipe multidisciplinar, onde são verificadas todas as necessidades de atendimento. Depois, durante o tratamento, os pacientes passam a frequentar o Centro de acordo com a necessidade dia/mês.


Uma equipe multidisciplinar compõe o quadro de colaboradores do CER. Entre os profissionais estão traumatologista, otorrinolaringologista, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente social, agente operacional de saúde e motorista.

O Centro Especializado, além do tratamento, dispensa OMP- órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção e aparelhos auditivos. A equipe dispõe de equipamentos de última geração para realizar os diagnósticos e os tratamentos.


O CER recebe verba anual da União na ordem de R$ 1 milhão 680 mil, o que corresponde ao repasse mensal de R$ 140 mil pelo Ministério da Saúde e é gerenciado pela 12º Coordenadoria de Saúde, que é responsável pelo processo de encaminhamento de pacientes dos municípios da região ao CER. Da mesma forma, o MAC- Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade, faz a triagem de pacientes de São Borja.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página