São Borja passará a oferecer serviço de Profilaxia Pré-exposição (PrEP)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) assinou neste mês de novembro a implantação da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) como estratégia de prevenção ao HIV, reforçando o compromisso do Município no combate à HIV/AIDS. O documento foi assinado pela secretária municipal da Saúde de São Borja, Sabrina Loureiro.
Através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a SMS já trabalha no combate a epidemia de HIV/AIDS, baseada na rede de prevenção combinada, que abrange ações como Profilaxia Pós-exposição (PEP), testagem regular para o HIV, outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HV, diagnóstico e tratamento de todas as pessoas que vivem com HIV/AIDS, ISTs e HV, redução de danos, distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, prevenção à transmissão vertical, imunização para HBV e HPV, entre outros. A partir de agora, o SAE passa a desenvolver também a PrEP, como mais uma ação no combate ao HIV/AIDS.
A PrEP é uma estratégia de prevenção à infecção pelo HIV e consiste no uso diário de uma medicação que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV. A entrega dos medicamentos será feita na UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos) que funciona junto à Farmácia Especializada, a fim de que a partir de janeiro de 2022 esteja disponível mais esse serviço de saúde para a população são-borjense.
Redes Sociais