Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Todas as escolas municipais estão em dia com o PPCI
Início do conteúdo da página

Todas as escolas municipais estão em dia com o PPCI

Publicado: Terça, 30 Novembro 2021 12:10 | Última Atualização: Terça, 30 Novembro 2021 12:10
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) divulgou relatório, informando que as 30 escolas sob sua gestão - de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – estão rigorosamente em dia em relação ao PPCI (Plano de Prevenção e Combate a Incêndios). Segundo o relatório, são seguidas integralmente as normas de segurança estabelecidas pela Corporação de Bombeiros, segundo os padrões internacionais. Além de todos os ajustes técnicos necessários, servidores nas escolas receberam treinamento específico para agir em situações de emergência.

O prefeito, Eduardo Bonotto ressalta que “a iniciativa representa um importante investimento não apenas em relação à proteção do patrimônio público material do município, mas, sobretudo, a proteção do capital humano representado por todos aqueles que frequentam as escolas”.

O secretário Reolon por sua vez acrescenta que “sempre as nossas ações são pensadas em função dos professores, dos alunos e dos servidores como um todo – e não apenas no que se refere ao fazer pedagógico”.

Nesse sentido, a SMEd, através de sua equipe técnica, iniciou em abril deste ano a adequação dos seus sistemas de PPCI, de acordo com os parâmetros da legislação. Houve recarga dos extintores de incêndio e ainda recolocação ou revitalização de toda a sinalização de orientações estratégicas para eventuais atuações em caráter emergencial. Outra ação desenvolvida foi um treinamento de capacitação operacional com base em Resolução Técnica da corporação de Bombeiros Militares no Rio Grande do Sul.

Funcionários das escolas receberam instruções para atuação em eventuais casos de sinistros. O curso desenvolveu-se nos últimos dois meses e foi ministrado sob orientação do Corpo de Bombeiros Militar unidade de São Borja. Foram cinco horas aula, ministradas para 120 servidores de escolas, divididos em seis turmas.

No treinamento foram repassadas orientações sobre possíveis ocorrências de fogo, estratégias de contenção ou de busca de apoio. Houve ainda orientações básicas sobre primeiros socorros, como num caso de parada cardíaca ou respiratória. Finalmente, as instruções foram práticas sobre como agir numa situação de sinistro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página