Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde
Início do conteúdo da página

São Borja realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado: Quinta, 02 Dezembro 2021 09:32 | Última Atualização: Quinta, 02 Dezembro 2021 09:32
imagem sem descrição.

De 25 de novembro a 05 de dezembro acontece a 6ª Conferência Municipal de Saúde de São Borja com os eixos temáticos: Saúde do Trabalhador, Saúde Preventiva e Saúde Mental. A participação é on line no endereço eletrônico http://forms.gle/QvnNHkbFR7jv6Xa1A ou através de entrevistas com agentes de saúde.

A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

A participação da população na Conferência é de extrema importância pois através desse instrumento os cidadãos poderão expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendam às suas necessidades. A partir disso, as ações propostas pela população deverão ser incluídas no planejamento de ações da Secretaria de Saúde nos próximos anos.

Reunião do Conselho Municipal de Saúde

Antes da Conferência foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde a apresentação do Relatório Detalhado do 2º Quadrimestre de 2021. No Município de São Borja a Prestação de Contas é realizada com presença nas reuniões do Conselho de Saúde e Câmara de Vereadores.

Conforme o relatório apresentado, atualmente a rede de estratégia da família do município é composta por 41 médicos, 25 dentistas, 49 enfermeiras, 53 técnicos em enfermagem, 21 auxiliares de consultório dentário, 109 agentes comunitários de saúde, 19 agentes de endemias. Já os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) são 13 fisioterapeutas, 06 assistentes sociais, 09 psicólogos e 03 fonoaudiólogas. Além disso, a rede de atenção básica ainda é composta por 04 farmacêuticos e 61 agentes operacionais.

O mesmo documento demonstrou que São Borja aplicou 18,08% do orçamento em Saúde. Ou seja, mais do que o limite mínimo constitucional que é de 15%.

A partir do relatório verificou-se também que o período de pandemia e isolamento causados pelo Covid – 19 levou os usuários do sistema de saúde a protelar a busca pelos serviços na rede de atenção básica.

As visitas domiciliares por agentes de saúde e os atendimentos domiciliares por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e dentistas também aumentaram durante a pandemia, sendo que foram feitas mais de 3 mil consultas domiciliares e mais de 37 mil visitas dos agentes de saúde nas residências.

Na cobertura populacional estimada de saúde bucal na atenção básica, que tinha como meta 83,20% o município conseguiu atingir o resultado de 94,47%.

Na proporção de gravidez na adolescência entre as faixas etárias de 10 a 19 anos, a meta era 11,24% e o município atingiu 30,32%. Nos exames citopatológicos de colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos, a meta era de 0,59% e o município atingiu 11,86%.

Na proporção de parto normal no Sistema Único de Saúde e na saúde complementar, a meta era 20,32% e o município atingiu 67,18%.

Na proporção de vacinas selecionadas do calendário vacinal de vacinação para crianças menores de 2 anos de idade as metas também foram atingidas, sendo que os resultados apresentaram porcentagens muito acima das estabelecidas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página