Escolas municipais terão reforço pedagógico no próximo ano letivo
No próximo dia 21 termina o ano letivo de 2021 nas escolas da rede municipal em São Borja. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) já definiu para 18 de fevereiro a retomada de atividades em 2022. A ênfase no novo ano letivo serão atividades de reforço pedagógico para suprir lacunas deixadas pela pandemia da Covid-19.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon, confirma que três ações estratégicas serão implementadas ao longo do ano, para compensar os impactos negativos, provocados pelas restrições da Covid-19. Os professores terão formações continuadas sistemáticas, com foco na recuperação dos déficits da pandemia. “O propósito é que seja uma formação reflexiva, profunda e abrangente”, explica ele.
Além disso, para a alfabetização das crianças no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental, o professor terá apoio de um auxiliar. Os assistentes de alfabetização serão 40, que atuarão como auxiliares ao professor titular da classe. O apoio especial é possível graças ao programa federal Tempo de Aprender. São recursos com finalidade específica, enviados pelo Ministério de Educação.
Outra ação estratégica será reforço pedagógico, para os alunos que apresentarem maior dificuldade no aprendizado, no turno inverso em que frequentam a escola. Esse reforço pedagógico, em Matemática e Linguagem, no contra-turno escolar, é avaliado como essencial pela diretora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno. “Sabemos que, na pandemia, o aprendizado dos estudantes foi menor, apesar do esforço dos nossos docentes”, diz ela.
Na abertura do ano letivo está definida palestra com o especialista em Educação e escritor Gabriel Perissê. “2022: conteúdo e vínculo” será o tema do evento de reencontro com os docentes municipais. Nessa ocasião Gabriel detalhará as formações pedagógicas e motivacionais que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Mais vagas
A Administração Municipal já conseguiu abrir 300 novas vagas na Educação Infantil. O prefeito, Eduardo Bonotto, prevê que em 2022, mais 360 vagas sejam colocadas à disposição. Serão 188 vagas na nova escola de Educação Infantil no bairro Maria do Carmo e mais cerca de 180 vagas na antiga Apae, no centro da cidade.
A SMEd trabalha com a perspectiva de retomada das obras da EMEI no bairro Maria do Carmo, suspensas pela falta de repasse de recursos federais. A Prefeitura projeta que no segundo semestre do próximo ano a nova escola já esteja finalizada e possa ser utilizada.
Em relação à antiga Apae, as instalações serão alugadas pela Secretaria de Educação. Serão necessários pequenos ajustes e adaptações. A expectativa é de que, ao longo do primeiro semestre do de 2022, esse local possa ser ocupado e transformado em uma escola de Educação Infantil.
Redes Sociais