SMEd oferecerá cursos profissionalizantes a alunos da EJA em parceria com o Senac
No final da última semana, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) anunciou mais um importante avanço em relação à qualificação do ensino oferecido através da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A partir do início das aulas em 2022, serão oferecidos cursos profissionalizantes, visando à inserção no mercado de trabalho. A capacitação será ministrada pela unidade local do Senac, segundo convênio de parceria formalizado com a SMEd.
O prefeito, Eduardo Bonotto ressalta que “preparar os nossos jovens e adultos para o mundo do trabalho torna-se indispensável na atual conjuntura.” Lembra que, “além dos conhecimentos pedagógicos curriculares, precisamos entregar ‘ferramentas funcionais’ a nossos estudantes para que o ensino tenha utilidade prática, de geração de renda e de emancipação da cidadania.”
Já estão definidos os cursos a serem desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo de 2022, nas duas escolas municipais que oferecem EJA do Ensino Fundamental. As escolas são a Ubaldo Sorrilha da Costa e a Vicente Goulart. As capacitações foram definidas no âmbito das comunidades escolares, considerando as suas maiores demandas.
Inicialmente, nas duas unidades escolares, será trabalhada a importância de qualificação e inserção ao mercado de trabalho. Depois, no primeiro semestre de 2022, a Escola Ubaldo Sorrilha da Costa terá curso de Frentista e a Escola Vicente Goulart, de Operador Caixa. Já no segundo semestre do próximo ano a capacitação na Ubaldo Sorrilha da Costa será sobre Cuidados com Idosos e na Vicente Goulart, treinamento para Garçom.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon observa que, em São Borja e em todo o país, gradativamente, diminui o número de frequentadores nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. “Precisamos, então, oferecer algo mais atrativo e utilitário aos nossos alunos”, diz ele. O secretário entende que essa estratégia vale para o ensino em todos os níveis, e não apenas para os cursos técnicos de nível médio ou universitário. “O mundo digital também nos impõe essa necessidade de conexão com os novos tempos”, afirma.
A SMEd já desenvolve em parceria com o Sebrae o projeto de Educação Empreendedora. A finalidade, neste caso, é abranger crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São oferecidas noções básicas e de motivação sobre empreendedorismo. A experiência foi iniciada com quatro escolas e agora já são abrangidas todas as 19 escolas de Ensino Fundamental.
Redes Sociais