Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Em breve São Borja colocará em funcionamento cinco novas ESFs
Início do conteúdo da página

Em breve São Borja colocará em funcionamento cinco novas ESFs

Publicado: Quarta, 22 Dezembro 2021 12:46

Desde a sua primeira gestão administrativa, iniciada em 2017, o prefeito Eduardo Bonotto reitera como uma das suas prioridades os investimentos na área de Saúde. Já foram muitas melhorias e novas unidades de serviço no setor. O próximo investimento agora confirmado é de implantação de cinco novas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Atualmente, são 14 unidades funcionando e a previsão é de que, em algumas semanas, mais 05 novas ESFs sejam colocadas em funcionamento, chegando ao total de 19, o que significa incremento de quase 40%.

A secretária municipal de Saúde, Sabrina Loureiro, informa que as novas ESFs serão nos seguintes locais: Centro (junto ao CEMAE), Pirahy, Maria do Carmo, Leonel Brizola e mais um ESF etinerante no interior com base em Nhu Porã.

A secretária Sabrina ressalta que a ESF do Centro ficará junto ao CEMAE. Mesmo com a ativação do CASA (Centro de Atendimento em Saúde), na rua Carlos Drago, os serviços de cardiologia, como consultas médicas e exames de eletrocardiograma e de ultrassom continuarão onde estão, em frente à Praça Da Lagoa. Também seguem no local as consultas de psiquiatria.

O prefeito Bonotto destaca que a nova Estratégia de Saúde da Família no Centro “resgata um compromisso que assumimos de atender às demandas da população moradora nesta região da cidade.”

Recursos do Governo Federal e da Prefeitura estão viabilizando todos os incrementos previstos. Usando mão de obra da municipalidade e do Exército, reformas e adaptações estão sendo feitas. É o caso da nova ESF na vila Leonel Brizola. No bairro Maria Carmo a ESF ficará em instalações alugadas pela Prefeitura, a exemplo também da nova unidade no bairro Pirahy.

Depois ajustes serão feitos em instalações na vila de Nhu-Porã. A Unidade Básica de Saúde (UBS) existente será transformada em ESF, para atender a comunidade e outras regiões do interior do município. Além disso, para atender diversas localidades do interior de São Borja segue a unidade itinerante atual.

No condomínio Maria Cristina, região Oeste da cidade, seguirá a UBS em funcionamento. O local tem equipe de enfermagem e médico, uma vez na semana. “Se necessário, porém, os moradores da região poderão buscar também as ESFs dos bairros São João Batista e Maria do Carmo”, destaca a secretária da Saúde.

Muitos avanços

O prefeito Eduardo Bonotto observa que, apesar das limitações orçamentárias e agora mais recentemente com os transtornos da pandemia, muitas novas melhorias foram entregues na área de saúde. Cita como exemplos a instalação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a Farmácia Básica do bairro do Passo. Já a farmácia do Centro foi reformada e a meta é ativar outra na região Sul da cidade.

Ao mesmo tempo, ESFs foram reformadas e ampliadas, como as da vila Goulart e do bairro Itacherê. Do mesmo modo, está em obras a unidade da vila Jaguari. “Outra conquista histórica foi o credenciamento no SUS do Centro de Oncologia do Hospital Ivan Goulart”, lembra o prefeito.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página