Consulta Popular: São Borja fica em segundo lugar na Fronteira Oeste
Na última semana, o governo do Estado divulgou os números relativos à Consulta Popular/2021 (CP) e que definem demandas e investimentos para o próximo ano. Entre os 13 municípios da região Fronteira Oeste, São Borja ficou em segundo lugar em relação ao número de votantes no processo.
O município contabilizou 1.431 votos, quando precisaria de um mínimo de 962, ou 2% do eleitorado, o que confirma o segundo lugar no ranking regional. Uruguaiana ficou em primeiro lugar (1.940 votos) e Livramento ficou na terceira colocação. A participação foi toda online, pelo segundo ano consecutivo, em função da pandemia.
Em São Borja, a participação na CP foi coordenada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUD), presidido pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Reinaldo Menezes Garcia. O Conselho Municipal de Desenvolvimento da Fronteira Oeste (Corede) deu apoio à iniciativa. Demandas para recursos de apoio às agroindústrias e ao setor turístico foram as que tiveram maior votação.
Nas últimas semanas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural tem se reunido e aprovado a aplicação de recursos de Consultas Populares de anos anteriores. As principais aplicações são no sentido de implantação ou ampliação de agroindústrias em São Borja. O conselho é presidido pelo chefe do escritório local da Emater, Odacir Decol.
Redes Sociais