Prorrogado prazo para regularizações no SIM
Foi prorrogado até o dia 31 de março de 2022 o prazo para que estabelecimentos ligados à produção e beneficiamento da agroindústria familiar procedam às regularizações pendentes da atividade. A medida abrange as 40 unidades produtivas em funcionamento e inscritas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A prorrogação de prazo leva em conta as dificuldades acarretadas pela pandemia de coronavírus nos dois últimos anos.
O secretário municipal da Agricultura, Eugênio Dutra, ressalta que é indispensável estar em dia com o que determinam as normas do SIM. Ele ressalta que em cada estabelecimento, para cada item de origem animal, produzido e comercializado, é preciso ter inspeção e exame laboratorial. A lei municipal 5.217 de 16 de fevereiro de 2019 trata disso, regulamentada pelo decreto 18.744 de 26 de novembro de 2020.
São Borja já está trabalhando para o credenciamento no sistema estadual – o Susaf. Trata-se de uma demanda que, além da Agricultura municipal, mobiliza interesses de todos os produtores e agroindústrias. Na prática, a habilitação no Susaf possibilitará comercializar a produção local em todo o Rio Grande do Sul.
Redes Sociais