Funcionamento dos serviços de assistência social nesta virada de ano
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informa que todos os serviços essenciais serão mantidos mesmo no recesso de virada de ano. É o caso do Albergue Municipal, instalado no bairro Itacherê, no antigo Centro Social Urbano. Também permanecem sem alterações as atividades da Casa de Acolhida, em funcionamento em frente ao hospital.
Em relação a vagas no albergue, para pernoite e permanência temporária, a solicitação deve ser feita, durante o dia, no CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), que funciona junto à SMDS. À noite, o encaminhamento pode ocorrer através da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros ou de outros órgãos policiais.
Depois de solicitada a vaga no Albergue Municipal, a pessoa é submetida a teste em relação à covid, sendo liberada para ir para o abrigo se testar negativo para o vírus. O albergue pode ser utilizado por moradores de rua ou por quem for de fora da cidade, por exemplo, e não tenha onde ficar. Instalações amplas são colocadas à disposição, com chance de abrigo até para uma pequena família, se for o caso.
No abrigo é oferecido serviço de banho, de janta e café da manhã, além do pernoite. A finalidade é garantir abrigo por períodos curtos de até três dias. Permanências eventualmente mais longas são definidas pelo CREAS.
Já a Casa de Acolhida segue com todas as suas rotinas normalmente neste período de final de ano. Como a função é acolher crianças e adolescentes com problemas de relação familiar ou sem família, a instituição nunca suspende as suas atividades. Uma equipe multisetorial de cerca de 20 servidores municipais atua no setor.
Outros serviços
Enquanto isso, o Restaurante Popular, que serve refeições gratuitas ou a custos subsidiados, segue os atendimentos conforme a rotina da Prefeitura. Funciona normalmente de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 12h30min, mas fechará nesta sexta (31/12), em função do ponto facultativo. Pessoas sem condições não pagam a refeição e, dependendo do perfil socioeconômico, os valores são de R$ 5 e R$ 10.
Quanto ao Centro Dia do Idoso, no bairro Itacherê, segue o mesmo critério: não há atendimento no ponto facultativo e no final de semana. Vale a mesma orientação para os cinco CRAS na cidade, os Centros de Referência em Assistência Social.
Redes Sociais