Escolas receberão medidas de apoio no pós-pandemia
A expectativa é que o ano escolar de 2022 possa permitir rotinas de maior normalidade, depois de dois anos de restrições e de dificuldades trazidas pela pandemia. Em São Borja, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) trabalha com esta perspectiva e anuncia novas medidas de apoio nas escolas, pensando principalmente nos estudantes. Na última semana, foram anunciadas mais ações, entre elas o trabalho de acompanhamento de assistentes sociais e de psicólogas.
Outra iniciativa será a colocação em prática do programa Educação em Família, em parceria com o MEC (Ministério da Educação). Na semana anterior, já haviam sido anunciadas outras três ações estratégicas, pensando num cenário de pós-pandemia. Haverá formação continuada, ao longo do ano, aos professores, sob coordenação do especialista em Educação Gabriel Perissê. Em relação aos estudantes a alfabetização, no 1º e no 2º ano do Ensino Fundamental, terá um auxiliar ao docente titular da classe. Já no turno inverso em que o aluno frequenta a escola, os estudantes receberão reforço pedagógico em Português e Matemática, quando necessário.
Esse conjunto de atividades visa, de forma gradual, suprir as lacunas deixadas pela pandemia. O trabalho de assistentes sociais aproxima o aluno e sua família da escola, evitando evasão. Além disso, já existe experiência bem-sucedida mostrando esses ganhos, que podem ser estendidos a toda a comunidade escolar.
Já o trabalho de psicólogo terá a finalidade de oferecer atendimento de apoio coletivo aos alunos através de programas e projetos. “Entendemos que essa assistência de caráter afetivo e emocional é indispensável, com reflexos positivos inclusive em relação ao aproveitamento na escola”, diz o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon.
Quando os alunos necessitarem de atendimento terapêutico individualizado, também terão psicólogo. Nestes casos, a acesso dos serviços é outro. É através da equipe do CAM (Centro de Atendimentos Múltiplos).
Quanto ao programa do MEC – Educação em Família – vem ao encontro daquilo que a SMEd defende como ação estratégica. “Há cada vez o consenso de que a família precisa fazer parte da vida escolar da criança. Isso sempre foi importante, mas agora, com a pandemia, esse acompanhamento permanente torna-se ainda mais fundamental e indispensável”, pontua o secretário.
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