Região da AMM estabelece restrições de segurança contra Covid-19
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) divulgou aos municípios pertencentes a R11 as novas restrições aos estabelecimentos e festividades visando medidas protetivas contra Covid-19.
Entre os protocolos estabelecidos pelo Plano de Ação estão:
- Em missas e serviços religiosos é obrigatório o uso de máscaras e a ocupação intercalada de assentos com distanciamento mínimo de 2m entre as pessoas e capacidade máxima de pessoas de até 50% do PPCI.
- Em restaurantes, eventos, festas, bares, e similares, deve-se fornecer, obrigatoriamente, álcool gel e manter isolamento ou distanciamento de 2m entre as mesas, com capacidade máxima de pessoas de 50% do PPCI, bem como as pessoas devem permanecer sentadas durante o consumo de alimentos ou bebidas.
- Fica proibida a pista de dança em eventos, casas noturnas, bailes, bares e similares até dia 09/02/2022.
- Fica permitida a música ao vivo, conforme limite de decibéis permitido, desde que os clientes permaneçam sentados durante o consumo de alimentos ou bebidas;
Além disso, até o dia 09/02/2022, os eventos devem respeitar os seguintes requisitos:
a) local aberto – a partir de 400 pessoas deve-se solicitar autorização do Comitê COVID Municipal;
b) local fechado - com mais de 200 pessoas, deve-se solicitar autorização do Comitê COVID Municipal, sendo que a ocupação máxima de pessoas é de 50% do PPCI;
c) em ambiente fechado, não pode ter mais de 400 pessoas.
O Prefeito em Exercício, Roque Feltrin destaca que como durante todo o período pandêmico, a conscientização coletiva é fundamental, fazendo um apelo para que a comunidade não descuide dos cuidados básicos como o uso de máscara, o distanciamento social e a vacinação.
Já o Secretário de Saúde em exercício, Emerson Carvalho, pontua que as restrições alinhadas ao avanço na vacinação contribuem para que os índices voltem a diminuir e que medidas menos restritivas sejam aplicadas.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Débora Vares, destaca que as novas orientações tem como objetivo conter a transmissão do vírus. Reafirmando que o mês de janeiro, foi um dos meses com maiores números de contaminados.
Redes Sociais