Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Começam na próxima segunda-feira as aulas presenciais do Ensino Fundamental da rede municipal
Início do conteúdo da página

Começam na próxima segunda-feira as aulas presenciais do Ensino Fundamental da rede municipal

Publicado: Quarta, 16 Fevereiro 2022 09:40
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) confirma para esta segunda-feira (21/02) a recepção aos alunos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). A data também marca o retorno para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após dois anos de aulas suspensas, apenas online ou em sistema híbrido, em função da Covid-19, as atividades voltam a ser integralmente presenciais. Para as 11 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) a retomada ocorreu no último dia 7.

A comunidade escolar pode estar certa que o retorno presencial ocorrerá com todos os cuidados necessários, de modo a oferecer segurança e prevenção em relação à pandemia”, garante o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon.

Nas 19 EMEFs os preparativos começaram na terça-feira (15/02) com encontro com as equipes diretivas, pela manhã, no auditório da Sociedade Espírita José Ferreira de Morais, tendo como um dos enfoques o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Agora professores e servidores têm atividades na quinta-feira (17), participando de reuniões administrativas e pedagógicas nas escolas. Na sexta-feira (18), os educadores serão recepcionados no Centro Nativista Boitatá, com palestra do especialista em Educação, Gabriel Periciê.

No Ensino Fundamental uma das novidades será o início de atividades da primeira Escola Cívico-Militar em São Borja. Será na Escola Duque da Caxias, do 1º ao 9º ano. Militares aposentados da Brigada Militar atuarão como monitores, auxiliando no controle disciplinar e na educação de valores como cidadania, civismo e defesa do meio ambiente. Os demais conteúdos curriculares não seroi alterados. A SMEd já projeta a futura adoção do mesmo sistema na Escola Ubaldo da Costa. Para 18 de março está confirmado encontro regional em São Borja, a fim de trocar informações sobre a implantação das escolas cívico-militares.

Em todas as escolas de Ensino Fundamental será ministrado o programa pedagógico Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae. Por sua vez, as duas escolas que oferecem EJA – Vicente Goulart e Ubaldo Sorrilha da Costa – terão cursos profissionalizantes associados à formação pedagógica de rotina.

O início do ano letivo ainda será de avaliação em relação ao desempenho dos alunos em função da pandemia. A ideia é determinar os principais déficits de aprendizado e reforçar o ensino para suprir essas lacunas. Nos casos de necessidade, os alunos terão reforço pedagógico no contra-turno escolar, segundo informa a diretora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno.

As equipes de manutenção da secretaria e da Prefeitura revisaram toda a frota de veículos do transporte escolar. Serão utilizados 30 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e kombis, entre veículos próprios e terceirizados. O objetivo é atender à demanda das redes municipal e estadual. O secretário Reolon ressalta que haverá reajuste de 30% nos repasses estaduais, graças a articulações do prefeito Eduardo Bonotto, presidente da Famurs, junto ao governo do Estado.

O secretário garante que também em relação à merenda escolar, tudo está encaminhado. Ele informa que, neste início de ano, foram abertas chamadas públicas para compras de hortifrutigranjeiros da agricultura familiar. Também insumos alimentícios não perecíveis serão adquiridos para atender todas as necessidades.

Protocolos da Covid

Equipes da SMEd e da Secretaria Municipal de Saúde formam comitê de acompanhamento e ações de prevenção à Covid-19. A finalidade é proteção é orientação a toda comunidades escolar. “O retorno de atividades presenciais se faz necessário, mas para tanto é preciso redobrar cuidados em relação ao vírus”, destaca o prefeito Eduardo Bonotto.

O que podemos assegurar é que todas as escolas foram orientadas e estão munidas de todos os meios protetivos necessários”, diz o secretário de Educação. O uso de máscaras será obrigatório, assim como a permanente higienização das mãos, além de distanciamento adequado. Para isso, a SMEd adquiriu mais de 11 mil máscaras e grande quantidade de álcool em gel.


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página