Produtores isentos de pagamento do Programa Troca-Troca de Sementes
Considerando a seca histórica que assola o Rio Grande do Sul, com mais de 400 municípios em situação de emergência, entre eles São Borja, a Secretaria Estadual da Agricultura decidiu por anistiar as dívidas dos produtores rurais relativas ao Programa Troca-Troca de Sementes. Devido ao escasso regime de chuvas desde a última primavera e especialmente no verão, as lavouras de milho e de sorgo forrageiros foram quase em sua totalidade perdidas. Deste forma, a secretaria e a Feaper, fundação que financia o programa, estão dispensando de qualquer pagamento todos os mutuários que contraíram empréstimos.
Em São Borja, no ciclo de plantio de 2021, na safra do cedo a partir de agosto, são abrangidos 25 produtores. A Secretaria Municipal da Agricultura orienta que eles estão dispensados de qualquer pagamento por sementes de milho transgênico e convencional, além de sorgo forrageiro. As dívidas deveriam ser quitadas no mês de abril.
Enquanto isso, em função da severa estiagem em território gaúcho, fica inviabilizado o Programa Troca-Troca de Sementes para a chamada Safrinha em 2022. O plantio é principalmente de milho e normalmente ocorre de janeiro até abril. Entretanto, com a ausência de chuvas e a falta de umidade no solo qualquer operação fica inviabilizada, segundo ressalta a Secretaria Municipal da Agricultura.
Redes Sociais