Docentes municipais terão capacitação para seguir BNCC federal e estadual
Ao longo deste ano, até novembro, professores da rede municipal em São Borja receberão capacitação online, com recursos do Ministério de Educação (MEC), visando à colocação em prática da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Serão oferecidas 80 horas de orientações, através do MEC e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Como a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) fez adesão à BNCC nacional e ao Referencial Gaúcho, o treinamento será para integrar as ações pedagógicas com o Documento Orientador Municipal (DOM), que é a base curricular de São Borja.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que a SMEd já promoveu debates sobre o tema, mas reforça que agora haverá melhor operacionalização das diretrizes, para que a ação pedagógica se dê ainda com melhor qualidade. No total, a capacitação terá participação de 164 docentes do Ensino Fundamental. Dos anos finais serão 69 professores, 70 dos anos iniciais e outros 25 responsáveis por Assistência Especial Especializada.
O secretário Reolon destaca que o Departamento Pedagógico da SMEd nas definições com os docentes municipais estabeleceu “uma grade curricular municipal que dá enfoque para a rica história de São Borja.” O secretário destaca que também os currículos pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) igualmente terão esse enfoque.
Nesse sentido o prefeito Eduardo Bonotto destaca que o município não apenas é um dos mais antigos do país, “mas também guarda uma das trajetórias mais densas e plurais, como a contribuição jesuítico-guarani, Terra dos Presidentes, Capital da Produção, Ponte da Integração, as universidades e Capital Gaúcha do Fandango.”
Redes Sociais