Prefeitura auxilia moradores do interior e pequenos produtores
A Prefeitura Municipal de São Borja desenvolve diversas ações voltadas aos moradores do interior do município, em especial os pequenos produtores rurais. A maioria dos trabalhos é desenvolvido através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA) e da Secretaria de Infraestrutura, Serviços, Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST). Desde o início do ano, as duas pastas desenvolvem várias atividades de auxílio à população do campo e com isso, foram executadas quatro frentes de trabalho com retroescavadeiras tracionadas.
Entre as regiões beneficiadas estão: Samburá com mais de 30 produtores, Rincão do Meio com 16 produtores, Ivaí onde mais de 20 trabalhos foram realizados, Vila Brites com 15 produtores atendidos, Timbaúva com 20 produtores beneficiados, Mato Grande onde 7 propriedades receberam o serviço e Rincão da Cria com 4 produtores atendidos. Além disso, as localidades de Cristo Redentor, Vila das Pontes e Santos Reis também receberam o serviço de retroescavadeiras. As comunidades de Caçacã, São Miguel, Cambuxim, Mercedes, São Marcos, Sarandi, Rincão das Panelas e São João também estão sendo atendidas gradativamente.
Em relação ao auxílio prestado pelo Poder Público para combater os efeitos da estiagem, foram atendidos cerca de 150 pedidos de água, totalizando mais de um milhão e duzentos mil litros de água potável, distribuídas em caminhões-pipa da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e do Exército. O Secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, explica que atualmente o trabalho de distribuição de água para o interior segue sendo realizado, porém como a situação já não é mais tão crítica, agora seguem sendo utilizados apenas os dois caminhões-pipa da Prefeitura.
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que atender as demandas da população rural é prioridade e que o Poder Executivo está atuando incansavelmente para, mesmo com recursos escassos, proporcionar melhor qualidade de vida e de trabalho para quem mora no interior. “As famílias que moram e trabalham no interior, principalmente de pequenos produtores, são uma parcela importantíssima para o desenvolvimento da nossa cidade. Por isso, estamos sempre atentos e buscando alternativas para solucionar as muitas demandas da zona rural”, afirma o Prefeito.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, ressalta que as ações são organizadas de modo a atender o maior número de produtores possível. “Devido à grande importância do setor primário em nossa cidade e região, entendemos que as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente são vitais para o bom andamento do município. Neste contexto, os trabalhadores rurais contribuem para a geração de renda nos mais diversos setores da economia da cidade, é por esse e muitos outros motivos que buscamos desenvolver um trabalho de qualidade, que realmente faça a diferença na vida das pessoas. Trabalhando em conjunto com outros setores como Infraestrutura, Defesa Civil, Emater, etc, estamos conseguindo alcançar resultados positivos”, diz o secretário.
Redes Sociais