Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com recursos do Estado, São Borja prepara ativação de açudes e poços
Início do conteúdo da página

Com recursos do Estado, São Borja prepara ativação de açudes e poços

Publicado: Segunda, 14 Março 2022 18:48 | Última Atualização: Segunda, 14 Março 2022 18:48
imagem sem descrição.

Através do programa Avançar na Agropecuária, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, São Borja vai implantar microaçudes e poços artesianos, para melhor poder enfrentar secas severas como a dos últimos meses. Os sistemas também permitirão novos investimentos, como na área de irrigação, e ainda o abastecimento de água. Inicialmente, eram previstos 10 microaçudes e um poço artesiano, mas acabaram sendo confirmados 12 açudes e dois poços para produtores, segundo informa o secretário municipal da Agricultura, Eugênio Dutra.

A definição dos beneficiários foi feita em reunião dos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Borja. Já a avaliação de viabilidade técnica no local dos pedidos foi feita pela Emater. Foram 39 os produtores que se inscreveram como candidatos aos investimentos, sendo anunciada em 10 de março a relação daqueles que puderam ser enquadrados nos parâmetros estabelecidos.

Os microaçudes têm área de 40 por 50 metros e dois metros e meio de profundidade, o que significa capacidade de 15 metros cúbicos de captação de água. O custo estimado de instalação é de até R$ 20 mil por unidade hídrica.

Os microaçudes devem ser utilizados exclusivamente para fins de irrigação, como de pastagens, pomares e outros projetos similares. Já os poços artesianos representam, cada um, investimentos da ordem de R$ 30 mil. A utilização terá finalidade específica de abastecimentos de modo geral, inclusive ao consumo humano.

O secretário Eugênio Dutra faz questão de destacar que foi fundamental a decisiva contribuição oferecida no processo pela Emater e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. “As duas instituições trabalharam com dedicação e rapidez, permitindo que tudo fosse encaminhado dentro do prazo e os novos investimentos para São Borja fossem assegurados”, enfatiza o secretário.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página