Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Serviço de Inspeção Municipal coleta amostra de produtos para análises laboratoriais em Lajeado
Início do conteúdo da página

Serviço de Inspeção Municipal coleta amostra de produtos para análises laboratoriais em Lajeado

Publicado: Quinta, 17 Março 2022 13:05 | Última Atualização: Quinta, 17 Março 2022 13:05
imagem sem descrição.

Durante a semana, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esteve realizando em 15 estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios como açougues e mercados, a coleta oficial de amostras dos produtos registrados no SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Após a coleta do material, e a fim de agilizar o processo de análise e conservação adequada, nesta quarta-feira (17/03), a Prefeitura colaborou com o transporte e deslocamento das amostras, o qual é realizado em laboratório na cidade de Lajeado, onde são feitos exames microbiológicos e físico-químicos, verificando se o produto é próprio para o consumo. Os demais estabelecimentos registrados no SIM, também realizarão os exames laboratoriais dos seus produtos, enviando por transportadora, posteriormente.

O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que “a Administração Municipal tem trabalhado incansavelmente para agilizar o processo de regularização dos produtos junto ao SIM, tornando possível a adesão do SUSAF junto ao Governo do Estado. Já realizamos reuniões, capacitações e contato direto com os comerciantes e laboratórios cadastrados, tudo para que a regularização seja possível o mais breve e da melhor forma para todos”.

Já o secretário da SMAMA Eugênio Dutra, afirma que “quem ganha com essa análise laboratorial é o consumidor desses produtos de origem animal, pois os exames vão determinar a presença ou não de bactérias”. Lembra ainda, que o apoio da Prefeitura está sendo fundamental, uma vez que o custo para a realização desses exames, mesmo com o Bônus Metrologia, proporcionado pelo SEBRAE, torna-se caro para os pequenos estabelecimentos, sendo assim, dentro do possível, o Poder Público está dando o suporte necessário.

As amostras foram coletadas pela médica veterinária responsável pelo SIM, Patrícia do Amarante, em conjunto com os médicos veterinários responsáveis técnicos dos estabelecimentos, Fabrício Prestes, Marco Vigna e Flávio Araújo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página