SMEd e CAM realizam capacitação para atender Educação Especializada
Em São Borja, a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) tem promovido capacitações, neste início de ano letivo, visando oferecer serviços pedagógicos e clínicos ainda mais qualificados na área de Assistência Educacional Especializada (AEE). A ação acontece com apoio do Centro de Atendimentos Múltiplos (CAM).
“A exemplo de todas as demais áreas, também em relação à Educação Especial, estamos empreendendo esforços para que alcancemos os melhores resultados”, ressalta o secretário de Educação, João Carlos Reolon.
Com o apoio do CAM, são mais de 200 crianças e adolescentes normalmente atendidos. Como regra geral, eles têm acompanhamento pedagógico ou clínico nas escolas e, quando necessário, também é oferecida assistência no CAM. São atendidos alunos com limitações diversas, como cegueira, baixa visão, ausência de fala ou audição e limitações emocionais ou psicomotoras. Em relação a alunos moradores no interior do município, normalmente a SMEd oferece serviço de transporte desde a residência do educando.
As capacitações e reforço de orientações já foram repassadas às equipes diretivas nas escolas de Ensino Fundamental e aos professores de AEE. A próxima etapa, agora, abrangerá os monitores nas escolas. Eles serão treinados para oferecer acompanhamento individualizado a cada aluno.
Algumas das capacitações e atualizações em curso também serão ministradas pela Apae. Nesse caso, se tratam de formações mais específicas e que requerem serviços só disponíveis na instituição. Os trabalhos em andamento são também no sentido de planejar o ano de atividades em 2022.
Equipe especializada no CAM
Localizado na Rua Eddie Freire Nunes, 2.100, o Centro de Atendimentos Múltiplos tem como coordenadora atualmente, Kátia Guasso. O grupo técnico de trabalho reúne uma equipe multisetorial especializada. Denise Mariano da Rocha Santos atua como psicóloga e Alcina Guterres de Campos é especialista na área de Cegueira e Baixa Visão e Deficiência Auditiva e Surdez. Já Lauana de Paula de Paula é especialista em surdez e deficiência auditiva – AEE. Por sua vez, Gisela Disconzi trabalha como assistente social. Servidores de vários outros setores completam o grupo de trabalho.
Redes Sociais