Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais do SAE participam de capacitação em diagnóstico e tratamento de Hanseníase
Início do conteúdo da página

Profissionais do SAE participam de capacitação em diagnóstico e tratamento de Hanseníase

Publicado: Quarta, 30 Março 2022 12:37 | Última Atualização: Quarta, 30 Março 2022 12:37
imagem sem descrição.

No dia 25 de março, a médica Débora Durão e o enfermeiro Glauber Marques participaram de capacitação em diagnóstico e tratamento de Hanseníase no Ambulatório de Dermatologia Sanitária em Porto Alegre. Os dois profissionais compõem a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Durante o treinamento foram abordados temas como: manifestações clínicas e diagnósticos diferenciais, avaliação neurológica e prevenção de incapacidades, tratamento e manejo de casos, estados reacionais e seu tratamento, avaliação de contatos, entre outros.
O SAE iniciou no município, no ano de 2021, o processo de capacitação dos profissionais das equipes da rede de atenção básica em saúde para Avaliação Neurológica Simplificada para diagnóstico de Hanseníase. O objetivo é buscar novos diagnósticos, bem como a avaliação de 100% dos contatos domiciliares dos casos identificados.
Conforme levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, em 2021 houve um aumento de 211% nos casos confirmados de Hanseníase no município, em comparação com o ano de 2016. Dessa forma, o treinamento da equipe de saúde para atender essa demanda tornou-se indispensável, pois esse aumento do número de casos em 2021 se deu pela intensificação do trabalho de busca ativa dos contatos de pacientes diagnosticados, além dos treinamentos que foram oferecidos pelo SAE para os profissionais da Atenção Básica de Saúde.
Para o prefeito Eduardo Bonotto, é de fundamental importância o papel dos profissionais de saúde diante do controle e identificação dos casos de hanseníase, pois a população precisa estar informada sobre os sinais e sintomas da doença, ter acesso fácil ao diagnóstico e tratamento, além de que os portadores de hanseníase possam ser orientados corretamente durante o processo de cura.
“Tudo isso exige profissionais de saúde capacitados para lidar com todos esses aspectos e é isso que o treinamento proporciona aos médicos e enfermeiros”, ressalta o prefeito.
A hanseníase é uma doença crônica que pode afetar qualquer pessoa. O diagnóstico é clínico, por isso o paciente precisa passar por avaliação do serviço de saúde. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

Os sintomas da doença são o aparecimento de manchas na pele com alteração de sensibilidade e diminuição de pelos no local, perca dos pelos da sobrancelha. Além da diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. O tratamento é gratuito.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página