Na próxima semana começa a programação da Semana dos Museus
A partir da segunda-feira, 16 de maio, desenvolve-se em São Borja a programação de 2022 da Semana Nacional dos Museus. Sob a coordenação geral do Instituto Brasileiro dos Museus, as ações locais são dirigidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. O tema central, este ano, será a “A força dos museus.”
Todos os espaços culturais sob gestão da Administração Municipal terão atividades. São os museus Getúlio Vargas, João Goulart, Missioneiro Apparício Silva Rillo e Ergológico da Estância.
No Memorial João Goulart as atividades serão em 18 de maio, a partir das 8h. Haverá manifestação da Secretária de Cultura, Vânia Alves e do Secretário de Educação, João Carlos Reolon, este abordando o tema “educação como instrumento transformador na sociedade”. Já os professores Adriana Duval e Miro Bacin, da Unipampa, abordarão “memória e cotidiano: narrativas oriundas de registros fotográficos e objetos expostos em museus”. No final, a programação terá as acadêmicas da Unipampa Julianny Cardoso e Moiziane Utzig falando sobre o tema “O que o passado nos ensina: lições oriundas das reportagens para o projeto Crônicas da Cidade.”
O Memorial João Goulart também promoverá uma live no dia 25, às 19h, sobre “o poder dos museus no turismo”. A atividade será comandada pela professora em Educação, Ciência e Tecnologia do IFFar, graduada em Turismo, Eliane Martins Coelho.
No Museu Getúlio Vargas os eventos serão de 16 a 22 de maio, das 8 às 16h. Haverá concurso cultural sobre a árvore genealógica da família Dornelles Vargas. O espaço cultural estará aberto, em caráter permanente à visitação, permitindo una viagem cronológica através das diversas estações temporais.
Já no Museu Missioneiro Apparício Silva Rillo, de 17 a 23 de maio, das 8 às 16h, acontece exposição de esculturas. Nos dias 17 e 18, a partir das 19h, será realizado seminário na Câmara de Vereadores sobre a contribuição da Cultura Missioneira na formação e emancipação da comunidade são-borjense.
Por sua vez o Museu Ergológico da Estância promove exposição a partir de 17 de maio, às 10h. A iniciativa promove resgate, através de pesquisa e depoimentos sobre a trajetória de Ubirajara Oliveira Fontoura para a cultura de São Borja. A mostra vai permanecer por algumas semanas no museu.
A Secretária Vânia Alves destaca que passada a fase crítica da pandemia, os museus foram reabertos ao público e já registram expressivo número de visitantes.
O prefeito Eduardo Bonotto enfatiza que é preciso valorizar o movimento nos museus e dar maior visibilidade aos acervos histórico-culturais que existem em São Borja.
Redes Sociais