Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura realiza audiência pública de avaliação sobre Plano Municipal de Educação

Publicado: Sexta, 29 Dezembro 2017 11:49 | Última Atualização: Sexta, 29 Dezembro 2017 11:49

O encontro para discutir o cumprimento e avaliar a execução das metas do Plano Municipal de Educação foi realizado nesta quinta-feira (28/12), na Câmara de Vereadores. A audiência pública teve por foco avaliar o ano de 2016, em relação aos quesitos que foram possíveis avançar, bem como debater alternativas para cumprir as diretrizes do Plano Municipal de Educação nos próximos anos.

O encontro foi presidido pelo secretário de Educação João Carlos Reolon, e reuniu várias pessoas ligadas à educação. Reolon lembrou a necessidade da comunidade realizar um acompanhamento e avaliação constantes em torno das metas e objetivos traçados pelo plano, a fim de avançar, aperfeiçoar e qualificar a educação no município.

A coordenadora da 35ª CRE Tânia Schorn também ressaltou a necessidade de avaliar os objetivos traçados pelo Plano Municipal de Educação, bem como refletir sobre os resultados alcançados e o que para faltou para atingir aqueles que não foram possíveis. Lembrou que a mudança da sociedade passa por uma educação forte e de qualidade.

O vice-prefeito Roque Feltrin citou que na administração pública existe a constante necessidade de medição de resultados. Porém, Feltrin fez questão de enfatizar a importância do professor e do trabalho em sala de aula. O vice-prefeito argumenta que já na atualidade e também em um futuro próximo, a escola será cada vez mais fundamental na formação do indivíduo, por isso o professor tem o papel indispensável na construção de uma sociedade melhor.

O relatório com a análise das metas se deu por meio de dados como o IBGE/2010, PNDA 2015, INEP/ Censo da Educação Superior – 2015, Censo da Educação Básica 2015, Avaliação Nacional de Alfabetização – 2014, Prova Brasil e outros. Na ocasião, as metas foram apresentadas juntamente aos resultados até então alcançados. Após relatório, a assembleia da audiência pública discutiu e aprovou algumas correções as quais precisavam ser feitas – por exemplo: algumas metas apresentadas no preâmbulo da lei estava diferente do corpo do texto em que estão contidas metas e estratégias. Durante audiência foi apresentado uma reformulação, tendo a aprovação dos presentes na audiência.

O Fórum Municipal encaminhará ao prefeito Eduardo Bonotto o relatório do plano com as metas e os encaminhamentos para ajuste no texto da lei do Plano Municipal de Educação. O documento será analisado na Prefeitura que deverá encaminhá-lo para Câmara para que a casa debata, discuta e aprove a matéria. A audiência pública realizada é referente a metas de 2016, as quais foram monitoradas em 2017 pelo Fórum.

Fonte:DECOM

Imagem:Lucas Carvalho/PMSB