Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria Municipal da Saúde realiza encontro de ACS e ACE

Secretaria Municipal da Saúde realiza encontro de ACS e ACE

Publicado: Terça, 05 Setembro 2023 10:52
Foto: Augusto Dutra
Na manhã desta terça-feira (05/09), com o objetivo de integrar e orientar as equipes, foi realizado encontro dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) que atuam na SMS.

Ao longo da programação que aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores, os coordenadores e responsáveis por cada setor da Secretaria estiveram apresentando os fluxos de trabalho, serviços prestados e informações importantes a serem utilizadas ou repassadas à população.

Durante seu pronunciamento de boas vindas, o Vice-Prefeito Roque Feltrin, desejou uma ótima atividade, destacando a importância dos servidores, “em nome da administração municipal, parabenizamos todos os ACEs e ACSs pelo trabalho que é desenvolvido junto à comunidade, de casa em casa, trabalhando diretamente com a realidade de cada família. Vocês são fundamentais no relacionamento com quem usufrui diretamente os serviços da rede municipal de saúde”.

A programação do evento, que se estende entre manhã e tarde, visa esclarecer e compartilhar informações sobre as principais dúvidas que possam surgir nas visitas diárias, seja os fluxos das ESFs, os programas ofertados na rede pública ou ainda, os serviços e horários de atendimento. Entre as atividades estão a fala da Coordenadora da Vigilância em Saúde, Janaína Leivas, da Enfermeira responsável pela Central de Vacinas, Carem Vidal, além do Enfermeiro e Coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Glauber Marques e da responsável pelo Laboratório municipal (Lafron), a Biomédica Lenara Friedrich. Farão explanações sobre os serviços ofertados ainda, a Enfermeira e responsável pelo MAC, Giovana Bogo, a Enfermeira e responsável pelo Programa Melhor em Casa, Mariana Bolzan, além da Enfermeira Gilnara Piegas, falando sobre os serviços do CER, a Farmacêutica e responsável pelas Farmácias Básicas, Francine Portella, a Farmacêutica e responsável pela Farmácia Especializada, Aline Hardt e, finalizando a programação com a atividade de integração e motivação realizada pela Fisioterapeuta Aline Faé, que atua no Projeto CER Saudável.

A Secretária de Saúde Sabrina Loureiro agradeceu a presença das equipes, “para nós é uma imensa alegria ver esse plenário cheio, principalmente, com pessoas comprometidas, capacitadas, que entregam seu melhor na realização do seu trabalho, ouvindo a comunidade, dando suporte e a apoiando as famílias que recebem a visita. Vocês são, muitas vezes, o primeiro contato entre a SMS e os pacientes atendidos, sendo de extrema importância para o bom fluxo dos serviços”, pontuou.

Também participaram da ocasião o Presidente da Câmara de Vereadores, Élvio Feltrin, os vereadores Adão Santiago, José Luiz Machado e Lindolfo Hardt, além de representantes de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde.