Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura é apoiadora de Seminário sobre Produção Sustentável de Grãos em São Borja

Publicado: Quarta, 06 Setembro 2023 11:03
No próximo dia 14 de setembro, com o apoio da Prefeitura, a EMATER/RS estará realizando o Seminário “Produção Sustentável de Grãos”, em parceria com o Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA) e o Governo do Estado.

O evento acontece no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas, e conta com um cronograma de palestras que se estende durante todo o dia, sendo relacionadas ao tema de produção agrícola sustentável e manejo de grãos para os pequenos produtores agrícolas e rurais.

As atividades iniciam às 8h30min, com a palestra sobre “Tecnologia de Aplicação”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Elder Dal Prá, coordenador da área de Defesa Sanitária Vegetal da Emater. Às 09h30min, palestra “Utilização de Biológicos no Sistema de Produção Agrícola” com o Técnico Agrícola Eloir Celso Marchioro, da SoluBio e como última atividade no período da manhã, o Eng° Agr. Dr. Jackson Fiorin, pesquisador da Rede Técnica Cooperativa da Cooperativa Central Gaúcha Ltda - CCGL/RTC - ministra a palestra “Desafios e Oportunidades na Correção do Solo” às 10h30min.

O cronograma de trabalho retorna às 13h30min, com a Palestra “Sistemas Integrados de Produção Agropecuária de Terras Baixas” ministrada pelo Eng° Agr. Dr. Cleiton José Ramão, Coordenador Regional da Fronteira Oeste e Pesquisador do IRGA. Após, o Diretor de Commodities da Camera Agroindustrial S.A, Junior Rosa Almeida ministra a palestra “Perspectivas De Mercado para Grãos”.
Encerrando a programação, a última palestra será sobre “Como Manejar a Lavoura de Soja na Safra 23/24 com Base em Dados”, às 15h30min, com o Eng° Agr. Felipe Dalla Porta, pesquisador da Equipe FieldCrops.

O Secretário da Agricultura e do Meio Ambiente, Eugênio Dutra, reforça o convite para que os produtores rurais do município participem das atividades, “as palestras trazem temas muito importantes para os pequenos produtores agrícolas e são oferecidas por profissionais e pesquisadores extremamente qualificados. Agradecemos às instituições que firmaram essa parceria com a Administração Municipal, trazendo a conscientização da produção sustentável como tema do seminário para os produtores de São Borja.”

A Cooperativa Industrial C.Vale, Coopatrigo e a 3 Tentos Agroindustrial também integram a parceria com a Administração Municipal e o Governo do Estado.