Página inicial > Últimas Notícias > Desfile Farroupilha Solidário é sucesso de público durante encerramento da programação da Semana Farroupilha

Publicado: Sexta, 22 Setembro 2023 11:19 | Última Atualização: Sexta, 22 Setembro 2023 11:19
Foto: Ritieli Ramos
No Dia do Gaúcho, 20 de setembro, a Capital Gaúcha do Fandango realizou mais uma edição do tradicional Desfile Farroupilha, este ano, com cunho solidário, arrecadando alimentos e agasalhos para doação às famílias atingidas pelas adversidades climáticas. Realizado na Rua General Marques, entre o trecho das Ruas Engenheiro Manoel Luiz Fagundes e João Palmeiro, a programação reuniu centenas de tradicionalistas e amantes da cultura gaúcha em prestígio às entidades e piquetes tradicionalistas.

Durante o ato de abertura, o Prefeito em Exercício, Roque Feltrin parabenizou a todos pela preservação da cultura gaúcha, “em nome da Comissão dos Festejos Farroupilha, por meio do Presidente Edson Damião, deixamos registrado nosso orgulho em fomentar nossa história, tradição e cultura. A Capital Gaúcha do Fandango mais uma vez se destaca não somente pela sua programação, mas principalmente, pela força e participação de todos os gaúchos e gaúchas. Viva o Rio Grande! Que venham mais Semanas Farroupilha de sucesso e incentivo ao tradicionalismo”, pontuou.

Mais de 900 cavalarianos desfilaram em respeito, amor e incentivo à cultura gaúcha. A programação iniciou com o desfile da Guarda de Honra composta por representantes tradicionalistas, acompanhados de peões e prendas com títulos regionais e estaduais, os Casais Fandangueiros que representam o município e também, do Patrono dos Festejos Farroupilha Antonio Corin, acompanhados ainda, do Grupo Cavaleiros da Fronteira, que realizaram a guarda da Chama Crioula regional até o município.

Durante a tarde, foram apresentadas representações e apresentações que celebraram as guerrilhas e glórias da Revolução Farroupilha, interpretados pelas entidades tradicionalistas e seus piquetes.

Dando início ao desfile, o CFTG Farroupilha preencheu o trajeto com peões, prendas e cavalarianos de suas invernadas e grupos, seguidos dos seus piquetes, Tauras do Laço, Alma Campeira, Cabanha Santa Clara, Piquete Leão de Judá, Sentinela do Rio Grande, Cabanha Marciano Corrêa, Unidos pela Tradição, Espora Floreada e o Piquete Marca de Casco. Em seguida, o Centro Nativista Boitatá abrilhantou o desfile retratando o tema estadual dos festejos “O Centenário da Revolução de 1923”, acompanhado dos piquetes Núcleo Criadores de Cavalos Crioulos de São Borja, CT Cabanha do Valle, Piquete Cabanha São Ramão, Piquete Sinuelo Crioulo, Piquete Redomão, Piquete Querência dos Tapejara, Piquete Esteio do Futuro, Piquete Mangulho e Piquete Guapoy.

Como a terceira entidade a passar pela Gen. Marques, esteve o CTG Revivendo a Tradição que diretamente de Sarandi, interior do município, recebeu aplausos do público presente, seguido dos piquetes Sarabulho e Marca de Ferro. Logo após, foi vez do CTG Tropilha Crioula e seus piquetes, Piquete Herdeiros de Piaco Aranda, Piquete Cinzas do Passado – acompanhados do Grupo Cavaleiros da Fronteira, Piquete Vô Paulino, Piquete Tropeiros da Tradição, Piquete Estampa Gaúcha, Piquete Guarda Fogo, Piquete Alma dos Pampas, Piquete Cabanha Vô Chicuta, Piquete Fazenda Santa Ana, Piquete Herança Missioneira, Piquete Aba do Rio Grande, Piquete Dom Cipriano e Piquete dos Farrapos. E por fim, encerrando o Desfile Farroupilha em São Borja, esteve o PTG João Manoel e a representação do grupos Os Farrapos.

Logo após o Desfile Farroupilha, ocorreu a cerimônia de retirada da centelha e extinção da Chama Crioula, que permanece sob a guarda do PTG João Manoel.