Página inicial > Últimas Notícias > Acesa a Chama Crioula na Capital Gaúcha do Fandango

Acesa a Chama Crioula na Capital Gaúcha do Fandango

Publicado: Quarta, 13 Setembro 2023 21:01
Dando início à programação da Semana Farroupilha em São Borja, a Plataforma Cívica Teotônio Vilela na Praça XV de Novembro foi palco da cerimônia de chegada da centelha e acendimento da Chama Crioula no município.

O ato que contou com a presença de autoridades civis e militares, da comunidade e principalmente de tradicionalistas, contou com apresentações artísticas, além da fusão da centelha da Chama Crioula do Município que ficou no último ano sob guarda do CFTG Farroupilha com a centelha da Chama Crioula do Estado de RS e da 3ª Região Tradicionalista, conduzida pelo Grupo Cavaleiros da Fronteira, que tornaram possível o acendimento da Chama Crioula na Capital Gaúcha do Fandango.

Durante seu pronunciamento, o Prefeito Eduardo Bonotto destacou a importância da preservação das tradições gaúchas. Além disso, o Presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilha, Edson Damião convidou a comunidade para prestigiar a programação organizada pela Prefeitura Municipal com apoio das entidades e piquetes tradicionalistas e financiamento do Pró-Cultura por meio do Governo do Estado do RS, prevista para acontecer de 14 a 19 de setembro na Praça XV de Novembro, bem como, as cavalgadas solidárias que serão realizadas e encerrando as atividades, o desfile no dia 20/09.

A cerimônia de acendimento da Chama Crioula também oficializou o Sr. Antônio Corin, indicado pelo CFTG Farroupilha por meio do rodízio entre as entidades tradicionalistas como homenageado especial dos festejos deste ano, sendo agraciado com o título de patrono dos Festejos Farroupilha 2023.

Durante a tarde ainda, além do pronunciamento do representante do Grupo Cavaleiros da Fronteira que conduziram o símbolo maior da cultura tradicionalista, a Chama Crioula, a programação contou com o discurso do Presidente da Câmara de Vereadores Élvio Feltrin e do representante do movimento tradicionalista no município, Sr. Reimundo Escobar, ambos reafirmaram a importância do incentivo às tradições, saudando à todos os gaúchos e gaúchas.

Fotos: Danielly Engelmann