Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de São Borja decreta situação de emergência devido às chuvas intensas

Publicado: Terça, 17 Outubro 2023 15:52
Foi assinado na manhã desta terça-feira (17/10), pelo Prefeito Eduardo Bonotto o Decreto de nº 20.188, que declara situação de emergência em São Borja, devido às chuvas intensas dos últimos dias no Estado do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chegando a marcar em algumas cidades o volume de água entre 500mm e 700mm, afetando diretamente o nível das águas do Rio Uruguai. O decreto faz parte das medidas de prevenção que estão sendo tomadas pela administração pública, após levantamento realizado pela Defesa Civil, Secretarias Municipais de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito – SMIESUST, Desenvolvimento Social – SMDS e Agricultura e Meio Ambiente – SMAMA, além de laudos do IRGA e da EMATER, que constataram diversos prejuízos devido aos volumes excessivos de chuvas – efeito do fenômeno El Niño, seja por meio de alagamentos, chuvas de granizo, bloqueios de estradas, enchentes entre outros fenômenos causados por adversidades climáticas.

Até o momento, em razão da cheia do Rio Uruguai, o município já registra 72 famílias, cerca de 220 pessoas, desabrigadas ou desalojadas. Destas, muitas encontram-se abrigadas em casas de familiares ou amigos, e à quem necessita, o Poder Público disponibilizou o Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja para estadia. As águas do Rio Uruguai, chegaram a marcar 12.20m, mostrando-se em constante crescente.

O Prefeito Eduardo Bonotto, observa a relevância das medidas para proteger a comunidade de São Borja, "em momentos como esse, a solidariedade é crucial para dar suporte e apoiar aquelas pessoas afetadas pelas enchentes e chuvas, continuamos monitorando a todo momento, trabalhando incansavelmente pela nossa querida comunidade. Nossas equipes seguem empenhadas para manter a segurança de todos, é um trabalho constante, e que seguirá mesmo após a normalização do nível do rio, em que daremos todo o apoio para volta das pessoas às suas residências e estabelecimentos. Nossa solidariedade a todos e nosso agradecimento a cada servidor que se faz fundamental nesse momento difícil". pontua.

As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil do município, seguem com o trabalho de monitoramento, além de ações no sentido de orientar a comunidade e prestar apoio assistencial. A Defesa Civil ressalta que em caso de emergência ligue 193.

O Decreto pode ser conferido na íntegra no Diário Oficial de São Borja através do link - https://www.saoborja.rs.gov.br/.../3402-edicao-1488-de-17....